03/07/2010 - 10h49

Técnico uruguaio defende mão de Suarez: 'foi instintivo'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Luis Suarez tira bola com a mão no último lance da prorrogação entre Uruguai e Gana

    Luis Suarez tira bola com a mão no último lance da prorrogação entre Uruguai e Gana

Oscar Tabarez, técnico do Uruguai, declarou que o atacante Luis Suarez não trapaceou quando defendeu um gol certo de Gana com as mãos e descreveu a ação do atleta como “uma reação instintiva”.

No último lance do segundo tempo da prorrogação da partida de quartas de final entre Uruguai e Gana, Suarez barrou uma cabeçada certeira de Adiyah com suas duas mãos e evitou o gol que tiraria seu país da Copa do Mundo. Em seguida, foi expulso e o ganense Gyan desperdiçou a cobrança da penalidade máxima, levando a decisão para os pênaltis, a qual os sul-americanos venceram por 4 a 2.

“É muito severo dizer que trapaceamos Gana. Sim, ele pôs a mão na bola, mas não trapaceando. Foi instintivo”, declarou Tabarez após a vitória.

“Quando um jogador põe a mão na bola dentro da área, ele leva cartão vermelho e ele é excluído da partida. Suarez reagiu instintivamente, foi expulso e não jogará a próxima partida. O que mais vocês querem?”, questionou o treinador uruguaio.

“Suarez também tem culpa por Gana ter perdido o pênalti? Isto é futebol. A mão na bola teve consequências, foi punida, e ele não sabia que Gana iria perder aquele pênalti”, completou Tabarez.

Pela jogada “anti-desportiva”, a Fifa estuda agora uma punição maior do que um jogo de suspensão a Suarez, o que o faria perder uma eventual final, caso o Uruguai passe pela Holanda na semifinal, a ser disputada na próxima terça-feira, às 15h30 (Brasília), na Cidade do Cabo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host