Flávio Florido/UOL

Jovem geração da Alemanha manteve tradição viva ao bater grandes e chegar à semi

03/07/2010 - 19h00

Após golear favoritos, Alemanha abre vantagem em número de semifinais de Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Alemanha é a seleção que mais vezes atingiu as semifinais na história das Copas do Mundo. Após bater as favoritas Inglaterra e Argentina no mata-mata, a seleção germânica garante seu lugar entre os quatro melhores pela 12ª vez e abre vantagem para Brasil e Itália em termos de histórico na competição.

HISTÓRICO DA ALEMANHA

19343º lugar
1954Campeã
19584º lugar
1966Vice-campeã
19703º lugar
1974Campeã
1982Vice-campeã
1986Vice-campeã
1990Campeã
2002Vice-campeã
20063º lugar

São nove semifinais nas últimas 12 edições. No período, os germânicos somam dois títulos, quatro vice-campeonatos e dois terceiros lugares.

O Brasil é quem mais se aproxima da marca. A seleção verde-amarela esteve na semifinal em dez edições, contra oito da Itália. Com as quedas prematuras na África do Sul, as duas gigantes veem a Alemanha disparar.

E Schweinsteiger e companhia estiveram longe de enfrentar uma chave fácil para conseguirem a vaga. A Alemanha já bateu as campeãs mundiais Inglaterra e Argentina no caminho, fazendo quatro gols em ambas.

Agora, terá pela frente a Espanha, tida como favorita antes da Copa do Mundo. Se avançar à final, pode pegar Holanda ou Uruguai. Em termos de tradição, como não poderia deixar de ser, a Alemanha ganha de goleada.

O Uruguai, com dois títulos, esteve entre os quatro melhores em quatro oportunidades. A Holanda, vice-campeã em 1974 e 1978, só chegou lá três vezes. A Espanha, por sua vez, foi quarta colocada em 1950, quando as semifinais sequer haviam sido adotadas.

Somadas, as demais seleções restantes da Copa na África do Sul têm oito semifinais. A Alemanha, sozinha, soma 12, e sobra no quesito tradição na reta final do Mundial.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host