REUTERS/Oleg Popov

Seleção holandesa ostenta aproveitamento de 100% nesta Copa do Mundo

01/07/2010 - 08h00

Contra o Brasil, Holanda-10 busca superar marca da Laranja Mecânica em Copas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Holanda tem a chance de quebrar uma marca diante do Brasil. Em todas as suas participações na história da Copa do Mundo, a equipe nunca ganhou cinco partidas consecutivas. Nem mesmo a Laranja Mecânica de Cruyff conseguiu este feito, que pode ser alcançado na partida desta sexta-feira em Port Elizabeth.

NEM A LARANJA MECÂNICA CONSEGUIU

  • AFP

    Em 1974, a Holanda ficou perto de conquistar a 5ª vitória seguida em uma Copa, mas perdeu a final

Na África do Sul, a Holanda ostenta um aproveitamento de 100% até aqui, assim como a Argentina. Na primeira fase, os holandeses derrotaram Dinamarca (2 a 0), Japão (1 a 0) e Camarões (2 a 1). Nas oitavas de final, a seleção venceu a Eslováquia por 2 a 1 e avançou para a fase seguinte.

A Oranje ficou perto de alcançar esta marca em 1974, com a geração da Laranja Mecânica. Após vencer seu primeiro jogo (Uruguai) e empatar o segundo (Suécia), a seleção holandesa ganhou seus quatro jogos seguintes. As vítimas foram Bulgária (4 a 1), Argentina (4 a 0), Alemanha Oriental (2 a 0) e Brasil (2 a 0).

A partida que poderia marcar a quinta vitória consecutiva da Holanda em um Mundial foi a decisão contra a Alemanha Ocidental. Os holandeses, que contavam com nomes como Cruyff, Neeskens e Rensenbrink, saíram na frente, mas sofreram a virada e perderam o jogo por 2 a 1 para os donos da casa, que ficaram com o título.

Quatro anos depois, a Holanda mais uma vez chegou à final da Copa contra os anfitriões e foram derrotados pela Argentina. A campanha holandesa não foi tão boa como no Mundial anterior: antes de chegar à decisão, a equipe venceu três jogos, empatou dois e perdeu um.

Nas duas primeiras Copas que disputou, a Holanda se despediu logo em seu primeiro jogo. Em 1934, a seleção foi eliminada ao perder por 3 a 2 para a Suíça. Quatro anos depois, a Tchecoslováquia eliminou os holandeses com uma vitória por 3 a 0.

Em 1990, a Holanda também ficou sem sentir o gosto de uma vitória no Mundial. Mesmo com três empates na fase de grupos, a seleção se classificou para as oitavas de final, mas caiu por 2 a 1 diante da Alemanha Ocidental.

Em 1994 e 1998, quando esteve no caminho do Brasil nos mata-matas, a Holanda não manteve uma longa sequência de vitórias. Nos Estados Unidos, a equipe perdeu para a Bélgica na primeira fase. Na França, a seleção ganhou duas seguidas, nas oitavas e nas quartas, mas foi eliminada pelos brasileiros nos pênaltis, após empate por 1 a 1.

No último Mundial, a Holanda ganhou suas duas primeiras partidas, mas empatou sem gols com a Argentina. Nas oitavas de final, a seleção foi eliminada ao perder para Portugal por 1 a 0.

Brasil e Holanda se enfrentam nesta sexta-feira em Port Elizabeth às 11h (horário de Brasília).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host