AFP PHOTO / ROBERTO SCHMIDT

Juan comemora ao marcar contra o Chile; próximo desafio dele será parar Robben

30/06/2010 - 09h30

'Rei dos desarmes', Juan encara Robben como 3º desafio após Drogba e Ronaldo

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

A defesa da seleção já esteve frente a frente nesta Copa com dois dos atacantes mais badalados do futebol mundial, em duelos com o marfinense Didier Drogba e com o português Cristiano Ronaldo na primeira fase. Agora, nas quartas de final, a linha de trás mais respeitada do Mundial encara o terceiro confronto com um nome festejado na África do Sul: o holandês Arjen Robben.

“Rei do desarme” da seleção nesta Copa, com média de 17,5 bolas roubadas por jogo (segundo o Datafolha), o zagueiro Juan projeta dificuldades diante de Robben, mas pede a mesma estratégia dos duelos anteriores. O astro do time merece a mesma atenção dos coadjuvantes.

“O Robben é um grandíssimo jogador. Todos viram o que ele fez na última Liga dos Campeões pelo Bayern e o que ele está fazendo na Copa, mas a Holanda não é só ele. Vamos fazer a mesma coisa que fizemos contra o Drogba e o Cristiano Ronaldo, dividindo as atenções com todos”, recomendou Juan.

Robben começou a Copa fora da equipe por se recuperar de lesão. Ele estreou na terceira rodada, quando entrou durante a partida e deu outro ritmo à Holanda. Nas oitavas de final, como titular, marcou um gol na vitória por 2 a 1 sobre a Eslováquia.

Sobre as características do jogo de sexta-feira, Juan prevê a tensão convencional de um duelo eliminatório, mas aguarda um encontro aberto e ofensivo, em razão da natureza técnica das duas seleções.

“É difícil essas duas seleções ficarem atrás. Eles têm um jeito de jogar mais ou menos como o nosso, é um time que gosta de ficar com a bola, vai buscar o jogo. Os jogos de quartas são sempre muito estudados, às vezes até presos. Vamos tentar fazer um gol no primeiro tempo. Em vantagem, a gente consegue controlar bem o jogo”, comentou o zagueiro da Roma.

O Brasil encara a Holanda na próxima sexta-feira, às 11h (de Brasília), no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth. O vencedor da partida terá como adversário na semifinal o ganhador do duelo entre Uruguai e Gana.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host