01/07/2010 - 19h46

'Altidore precisa aprender a fazer gols', diz técnico sobre atacante dos EUA

Das agências internacionais
Em Nova Iorque (EUA)

Após a eliminação da Copa do Mundo nas oitavas de final, contra Gana, a seleção dos Estados Unidos já estabeleceu uma de suas metas para os próximos anos: melhorar sua capacidade de marcar gols, principalmente entre os atacantes, que nesta edição do Mundial não balançaram as redes nenhuma vez.

A dupla de ataque era formada por Robbie Findley e Jozy Altidore, mas era sobre este último que estavam depositadas todas as esperanças ofensivas norte-americanas. “Ele ainda pode melhorar em suas finalizações”, comentou nesta quinta-feira o técnico Bob Bradley.

Bradley costuma dizer que, conforme aumenta o nível das competições, “as janelas ficam menores e se fecham mais rapidamente” – aprender a marcar nesta ‘janela’ requer experiência, algo ainda em falta no jovem Altidore, de 20 anos de idade.

“Ele trabalhou bem para se colocar na posição correta para marcar. Com o tempo, ele vai entender que nestes pontos do campo, você tem um pouco mais de tempo e não tem que se apressar. Essa habilidade de criar a chance com calma e finalizá-la, é um sinal de experiência”, refletiu o comandante norte-americano.

Altidore teve apenas uma chance clara de gol, justamente na partida decisiva contra Gana, mas desperdiçou a oportunidade.

Além disso, Bob Bradley aponta como fator determinante para a escassez de gols de Altidore o fato de ter tido poucas oportunidades de atuar tempo suficiente por uma equipe de alto nível na Europa. Em seu clube, o Hull City da Inglaterra, o atleta marcou apenas dois gols nesta temporada.

“Quando você é um atacante, torna-se realmente importante você ser alguém que pode marcar sempre pelo seu time. Isso dá confiança. Eu acho que o Jozy tem que encontrar uma situação num clube onde, toda semana, ele esteja em campo e a equipe conte com ele para marcar gols”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host