28/06/2010 - 11h35

Sucesso nos EUA, Copa se aproxima de audiência alcançada pelo futebol feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Barack Obama assistiu à derrota dos EUA contra Gana, 2 a 1, pelas oitavas da Copa do Mundo

    Barack Obama assistiu à derrota dos EUA contra Gana, 2 a 1, pelas oitavas da Copa do Mundo

A Copa do Mundo terminou para os Estados Unidos, mas o país contabiliza as marcas alcançadas nesta competição. O apoio do público norte-americano pôde ser medido pelos índices de audiência. A derrota da seleção local para Gana, 2 a 1, nas oitavas, foi a 3ª melhor da história no país, contando somente sobre futebol praticado por homens.

8,2% televisores ligados nos EUA no momento do jogo estavam apresentando a partida da equipe norte-americana diante de Gana. O recorde ainda pertence à seleção feminina, que teve 11,4% na transmissão da final do Mundial de 1999 entre EUA x China.

Contando apenas futebol masculino, apenas duas vezes houve audiência superior à registrada nas oitavas entre EUA x Gana.

O recorde foi estabelecido na final da Copa do Mundo de 1994 entre Brasil x Itália (9,5% dos televisores ligados no jogo), seguido por EUA x Brasil, também em 1994 (9,3% dos televisores).

Canais que não tem exibido o “soccer” nos Estados Unidos não têm tido grande audiência no esporte, com média de apenas 1,4%.

Para o Mundial, os EUA contaram com grande adesão do povo. Mais de 120 mil torcedores norte-americanos fora à África do Sul assistir aos jogos, quantidade superior à registrada pelos torcedores alemães e ingleses.

Até a política entrou na campanha pró-EUA na Copa. Barack Obama assistiu aos jogos, chegando a ligar para os atletas parabenizando-os pela classificação às oitavas. Já o ex-presidente Bill Clinton fez mais: conferiu as partidas do camarote, bebendo cerveja com o jogador Bocanegra no vestiário após a passagem do time para as oitavas.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host