Flávio Florido/UOL

Seleção paraguaia celebra sua primeira classificação para as quartas de final

29/06/2010 - 13h41

No pior jogo das oitavas, Paraguai vence nos pênaltis e vai às quartas pela 1ª vez

Maurício Stycer
Em Pretória (África do Sul)

Numa partida de baixo nível técnico, a pior nesta fase do torneio, o Paraguai superou o Japão nos pênaltis, por 5 a 3, depois de 120 minutos sem conseguir fazer um gol sequer e, pela primeira vez, chega às quartas de final de uma Copa do Mundo.

  • Flávio Florido/UOL

    Brasileiro Túlio Tanaka teve outra atuação segura contra o Paraguai

  • Flávio Florido/UOL

    Isolado no ataque, Honda sofreu com a defesa da equipe guarani

  • Flávio Florido/UOL

    Komano perde pênalti, e o Japão dá adeus nas oitavas como em 02

  • Retranca de novo: O Japão veio armado num 4-5-1, com Honda isolado na frente, esperando marcar num contra-ataque ou num erro do Paraguai.
    Só o ataque: Mais determinado, mas sem imaginação, o Paraguai contava com a inspiração de Barrios e Roque Santa Cruz.
    Fogo amigo: As duas seleções tiveram choques entre seus próprios atletas, que paralisaram a partida por alguns minutos para eles serem atendidos.

Com a vitória paraguaia, pela primeira vez quatro seleções sul-americanas estão juntas entre as oito finalistas. O resultado estabelece ainda uma possibilidade inédita – a de que quatro seleções sul-americanas cheguem às semifinais.

Para que esta “Copa América” em solo sul-africano possa se realizar, é preciso que o Brasil vença a Holanda, o Uruguai supere Gana, a Argentina passe pela Alemanha e o Paraguai ganhe do vencedor da partida entre Espanha e Portugal.

Contra o Japão, que atuou, como sempre, fechadíssimo, num 4-5-1, o Paraguai até tentou tomar a iniciativa, mas mostrou pouca imaginação. Barrios e Roque Santa Cruz tiveram chances de marcar no primeiro tempo, mas esbarraram ou no goleiro Kawashima ou na falta de pontaria.

Em contra-ataques ou aproveitando erros dos paraguaios, os japoneses tiveram as suas chances também. De fora da área, Matsui acertou o travessão de Villar e Honda mandou uma bola perto do gol.

Um pouco mais audacioso, o Paraguai levou mais perigo no início do segundo tempo, mas Benitez desperdiçou dois bons contra-ataques, sendo substituído na sequência por Valdez. Tediosa a partir dos 20 minutos, a partida foi para a prorrogação – a segunda nesta Copa, depois de Gana e Estados Unidos.

A partida melhorou um pouco na fase complementar, menos pela qualidade das equipes e mais pelo cansaço e relaxamento. Na base do entusiasmo, o Paraguai chegou mais perto do gol, mais foi novamente ineficiente. Na segunda metade, o Japão teve duas chances de gol, mas não teve qualidade para marcar.

Na disputa dos pênaltis, as duas equipes mostraram bom aproveitamento, com exceção de Komano que chutou a bola no travessão. Melhor para o time guarani, que não errou nenhuma cobrança e selou a vaga.

Com a classificação histórica, o Paraguai confirma as boas expectativas que cercavam a seleção. Com ótima participação nas eliminatórias (ficou em terceiro lugar, atrás do Brasil e do Chile), este time é visto como o melhor que o país já enviou a um Mundial.

Menos ofensivo do que nas eliminatórias, a equipe dirigida pelo argentino Gerardo Martino adotou uma postura mais cautelosa na África do Sul e surpreendeu, terminando a fase classificatória em primeiro lugar no seu grupo, à frente de Eslováquia, Nova Zelândia e Itália.

Mais antigo estádio a receber uma partida de Copa do Mundo, o Loftus Versfeld não estava lotado. Com capacidade para 42.858 espectadores, exibia vários setores atrás dos gols vazios. Até o fim da partida, diferentemente do que ocorre sempre, não foi divulgado o público total presente. Na véspera, durante a partida entre Brasil e Chile, a Fifa anunciou nas placas ao redor do gramado do Ellis Park que havia ingressos disponíveis para o jogo desta terça-feira.

Blog do Juca
Paraguai bate pênaltis como ninguém. Foram 5 cobranças perfeitas.
Blog do Birner
Os dois times pararam na defesa. Só na prorrogação os sul-americanos pressionaram.
As vuvuzelas parecem se manifestar em proporção inversa à emoção da partida. No monótono primeiro tempo, elas não pararam de apitar um segundo. Um forte esquema de segurança marcou a partida, com a presença de polícia montada e dois helicópteros sobrevoando o estádio.
Mais animados que os paraguaios, os japoneses caíram no samba durante a partida com um naipe completo de percussão. O argentino Gerardo Martino, técnico do Paraguai, foi pego muitas vezes falando sozinho, e reclamou até de marcação de lateral do juiz belga Frank De Bleechere
1ºT - 20min - UUHH! Lucas Barrios, mesmo marcado, gira e consegue finalizar de bico, mas Kawashima faz boa defesa
1ºT - 21min - UUHH! Matsui bate de primeira de longe e a bola explode no travessão
1ºT - 28min - UUHH! Em cobrança de escanteio, a bola fica viva na área e sobra para Roque Santa Cruz, que finaliza à esquerda
2ºT - 14min - UUHH! Riveros se antecipa à zaga japonesa e cabeceia bem, mas goleiro Kawashima faz defesa
2ºT - 17min - UUH! Em cobrança de escanteio, Tanaka sobe mais que defesa paraguaia e cabeceia, a bola sai com perigo
1ºT Prorrogação - 5min - UUHH! Cardozo cruza, Lucas Barrios sobe sozinho, mas a cabeçada vai no meio do gol para a defesa do goleiro
Veja todos os lances do jogo
REUTERS/Alessandro Bianchi

Veja mais fotos da partida
Barrios
Foi o único que teve iniciativa e habilidade para partir para cima da zaga japonesa, com duas finalizações que deram trabalho ao goleiro.
Honda
Segundo a votação popular da Fifa, ele foi o melhor. Questionável para quem errou tantos passes e teve 16 bolas perdidas no meio-campo.
Tanaka
Além de mostrar segurança na zaga com 20 desarmes, foi bem na distribuição de passes e criou oportunidades no ataque com bolas aéreas.
Benitez
O camisa 10 fez seu primeiro jogo como titular no Paraguai, mas não fez diferença no ataque e foi substituído no segundo tempo.

Ficha da Partida

Paraguai

Técnico: Gerardo Martino
1. Villar
6. Bonet
14. Da Silva
21. Alcaraz
3. Morel Rodriguez
8. Edgar Barreto
20. Nestor Ortigoza
13. Vera
16. Riveros
18. Nelson Valdez
10. Edgar Benítez
7. Oscar Cardozo
9. Roque Santa Cruz
19. Lucas Barrios

Japão

Técnico: Takeshi Okada
21. Kawashima
3. Komano
22. Nakazawa
4. Tanaka
5. Yuto Nagatomo
14. Kengo Nakamura
2. Abe
9. Okazaki
8. Matsui
7. Endo
17. Hasebe
11. Tamada
16. Okubo
18. Honda
Oitavas de final  
Data: 29/06/2010 - 11h00 Árbitro: Frank De Bleeckere (BEL)
Local: Loftus Versfeld Assistentes: Peter Hermans (BEL) e Walter Vromans (BEL)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host