29/06/2010 - 14h49

Zagueiro do Japão supera recorde de Lúcio em derrota para o Paraguai

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Yuji Nakazawa se emociona na derrota do Japão para o Paraguai: ele é novo recordista

    Yuji Nakazawa se emociona na derrota do Japão para o Paraguai: ele é novo recordista

O zagueiro Yuji Nakazawa lamentou nesta terça-feira a derrota nos pênaltis para o Paraguai que eliminou o Japão nas oitavas de final, mas conseguiu uma vingança particular contra os sul-americanos. Ele quebrou o recorde de zagueiro mais disciplinado em Copas, que pertencia ao brasileiro Lúcio.

Até então, o defensor da Internazionale era o detentor da marca de 386 minutos sem cometer faltas em uma Copa do Mundo, feito alcançado em 2006. Nakazawa superou esse recorde ao manter 390 minutos de ficha limpa na África do Sul.

Jogador do Yokohama Marinos, Nakazawa esteve no Mundial de 2006, e disputou a sua segunda Copa. Ele fez dupla de zaga com o brasileiro Túlio Tanaka durante o Mundial, e mostrou solidez na defesa do Japão, que só foi eliminado nos pênaltis.

Nakazawa atuou durante 90 minutos nos três jogos da primeira fase, e esteve em campo até o final da prorrogação contra o Paraguai nas oitavas de final. Assim, por apenas quatro minutos, superou Lúcio, que em 2006 foi até as quartas de final sem ter cometido nenhuma falta. O "jejum" do brasileiro acabou quando ele derrubou o atacante Thierry Henry no campo defensivo do Brasil durante a derrota para a França.

Antes de Lúcio, o recordista era justamente um paraguaio. Durante a Copa de 1998, Carlos Gamarra ficou 383 minutos sem fazer nenhuma falta. Jogou todos os três jogos da primeira fase, mas deu adeus ao Mundial aos 8 minutos do segundo tempo da prorrogação contra a França, devido ao gol na morte súbita marcado por Laurent Blanc.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host