27/06/2010 - 09h31

Fifa repreende Inglaterra por ignorar jornalistas estrangeiros

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A coletiva de imprensa da Inglaterra no sábado gerou revolta de jornalistas estrangeiros. Eles reclamam que somente os jornalistas ingleses são atendidos pela assessoria de imprensa da seleção. A Fifa soube do caso e já se pronunciou neste domingo, repreendendo a atitude.

Os repórteres ficaram irritados com o assessor de imprensa Adrian Bevington porque ele permitiu apenas oito perguntas, e escolheu os jornalistas que teriam direito de fazê-las. “Parece que eles não gostam da Copa do Mundo, ou não sabem o significado da palavra ‘mundo’”, reclamou um jornalista italiano ouvido pelo jornal inglês The Guardian.

A Fifa concordou: “O fair play não se aplica somente no campo, mas também fora dele, e em coletivas de imprensa”, declarou o porta-voz da entidade, Nicolas Maingot, que também condenou a atitude do técnico da Alemanha, Joachim Löw, que não concedeu entrevista antes das oitavas contra a Inglaterra.

“Tomamos nota do que aconteceu em ambas as seleções”, acrescentou o porta-voz da Fifa. De acordo com as regras da competição, os técnicos precisam falar no dia anterior aos jogos.

O assessor de imprensa da Inglaterra se justificou: “Cumprimos o regulamento da Fifa, trazendo o técnico [Fabio Capello] e o capitão do time [Steven Gerrard] para a conferência. Depois, como está acertado com a Fifa, tivemos cinco minutos apenas com jornais ingleses, e depois cinco minutos para o site Fifa.com”, explicou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host