Top 5 - Curiosidades históricas sobre Alemanha x Inglaterra

A Copa do Mundo terá, no próximo domingo, o seu primeiro clássico na fase mata-mata. Rivais históricos, Alemanha e Inglaterra colocarão em jogo um retrospecto relativamente equilibrado. Os britânicos venceram uma Copa e levam vantagem no cômputo geral dos jogos, mas já perderam jogos importantes no clássico.

Além disso, as seleções atuais também carregam recordes opostos. A Alemanha atual é a mais jovem da história das Copas, enquanto a "geração dourada" dos ingleses é a mais velha nos Mundiais.

Confira abaixo as curiosidades do grande clássico das oitavas:

Despedida de Wembley

Achim Scheidemann/AFP

Em outubro de 2000, Alemanha e Inglaterra jogaram pelo primeiro turno das eliminatórias europeias para a Copa de 2002. Os germânicos venceram por 1 a 0 com gol de Hamann e o resultado entrou para a história. Tratava-se, então, do último jogo no estádio de Wembley antes da demolição e da reforma pela qual o local, um dos palcos mais tradicionais do esporte, acabou passando na sequência. A Inglaterra ainda daria o troco. Em 2001, o time de Michael Owen e Beckham goleou os rivais em Munique, por 5 a 1. O resultado forçou a Alemanha a ir à repescagem pela primeira vez em sua história.

Quem é o freguês? Inglaterra e Alemanha têm argumentos no clássico das oitavas


Choro do craque

Billy Stickland/Getty Images

A talentosa Inglaterra de 1990 tinha o artilheiro Gary Lineker e o temperamental Paul Gascoigne, até hoje lembrado pelo mau comportamento e pelo problema com a bebida. Em campo, porém, o atacante se emocionou e surpreendeu a todos. No meio da semifinal com a Alemanha, ele recebeu o cartão amarelo e começou a chorar. O motivo? Ele estaria suspenso de uma possível final contra a Argentina, que acabou não acontecendo. O clássico terminou empatado por 1 a 1. Nos pênaltis, Matthaus e companhia garantiram a vaga na final, que daria o terceiro título mundial ao país.

Confira as principais fotos da Copa do Mundo de 1990, disputada na Itália


Estrelas de comerciais

Reprodução

Stuart Pearce, Chris Waddle e Gareth Southgate tiveram suas carreiras marcadas por falhas contra a Alemanha. Os dois primeiros perderam pênaltis na semifinal da Copa do Mundo de 1990, enquanto o último desperdiçou sua cobrança em 1996, na Eurocopa. No fim, os três viraram astros de um comercial da rede de fast-food Pizza Hut, que brincava com a sina que acompanhava o trio. No filme, Pearce e Waddle, mais "experientes", tiram sarro de Southgate. O atacante anda com um saco de pão na cabeça, envergonhado por ter errado o chute fatídico, que tirou da Inglaterra a chance de ser campeã em casa

Após falha, Robert Green também foi aconselhado a ir para a publicidade; leia mais


Soberba dos campeões

Don Morley/Getty Images

Detentores da taça de 1966, os ingleses chegaram à Copa de 1970, no México, cercados de expectativa. Nas quartas, os favoritos comprovavam sua superioridade diante da Alemanha vencendo por 2 a 0 até os 23 minutos do segundo tempo. Beckenbauer fez o primeiro da reação, mas mesmo assim os britânicos resolveram poupar Bobby Charlton (foto), destaque da equipe, que foi substituído. No fim, a seleção germânica empatou com Seeler, levou à prorrogação e garantiu a vaga na semi com Gerd Müller. Foi a primeira de uma série de derrotas decisivas dos ingleses no clássico

Ídolos alemães contrariam seleção e criticam time inglês antes do clássico


Invencibilidade às avessas

Stu Forster/Getty Images

Com exceção da Copa de 1966, que venceu em casa, a Inglaterra nunca venceu nenhum time campeão mundial em mata-matas. Diante de sua torcida, os britânicos bateram Argentina, Portugal e Alemanha para conquistarem o título. Em outros Mundiais, o English Team só bateu Paraguai, Bélgica, Camarões, Dinamarca e Equador. Por outro lado, já caíram diante de Uruguai (1954), Brasil (1962), Alemanha (1970), Argentina (1986), Alemanha (1990), Argentina (1998), Brasil (2002) e Portugal (2006), único do grupo que nunca ganhou a Copa.

Relembre todas as participações da Inglaterra na história das Copa


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host