27/06/2010 - 08h37

Fã do Brasil, Kobe vai à terra da Copa e elege Alemanha e Drogba como preferidos

Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)*

Recentemente campeão da NBA com o Los Angeles Lakers, o astro Kobe Bryant integra o pelotão de celebridades internacionais não necessariamente ligadas ao futebol presentes na Copa na África do Sul, ao lado de figuras como o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e o ídolo do rock Mick Jagger, por exemplo. Neste domingo, o jogador de basquete estrelou um evento de uma gigante de materiais esportivos em Johanesburgo em que elegeu seus prediletos do Mundial.

Depois de um contato motivacional com crianças do bairro pobre do Soweto, que participam de um projeto social na comunidade, Kobe atuou como comentarista de Copa do Mundo. Diplomaticamente, fez elogios às seleções de Brasil e Espanha em perguntas de jornalistas dos dois países, mas reconheceu que seu favorito ao título é outro.

"O Brasil tem um talento individual incrível. É bonito de assistir eles jogando, coletivamente. E ainda sou amigo do Ronaldinho. Mas tenho que torcer também pela Espanha, por causa do meu amigo Pau (Gasol)", disse o jogador, citando seu companheiro espanhol nos Lakers.

"Mas há um mês, tinha dito que apostava na Alemanha. Mantenho o palpite, vamos ver o que acontece daqui para a frente", afirmou Kobe antes da vitória alemã neste domingo contra a Inglaterra nas oitavas de final.

Kobe Bryant esteve no estádio Royal Bafokeng, em Rustenburgo, no último sábado para ver como torcedor a derrota dos Estados Unidos para Gana na prorrogação, em resultado que tirou os norte-americanos da disputa. "Estou muito orgulhoso pelo time, mas Gana realmente mereceu vencer", comentou o astro.

Apesar da relação de amizade com Ronaldinho, o cestinha dos Lakers conta que outro atleta faz a sua cabeça hoje em dia no futebol. "Tenho um jogador favorito atualmente. E ele é Didier Drogba", declarou sobre o goleador da Costa do Marfim, já eliminada da Copa.

A relação da estrela da NBA com o futebol é antiga. Kobe Bryant passou parte da infância e adolescência na Itália, entre 1984 e 1991, nos tempos em que seu pai atuava como jogador de basquete. Lá, chegou a tentar a sorte nos campos.

"Meu time preferido do momento é o FC Barcelona, mas aprendi a gostar de futebol através do AC Milan, por causa do Gullit, do Rijkaard e do Maldini", conta Kobe. "Cada dia que eu jogava com os meus amigos queria ser alguém diferente: Van Basten, Maradona, Baggio", concluiu.

Além de Kobe, os atuais campeões da NBA devem ter mais um jogador curtindo a vida de torcedor na Copa da África do Sul. Na última semana, o pivô Andrew Bynum anunciou que adiaria uma cirurgia no joelho direito para acompanhar in loco alguns dos jogos do Brasil no Mundial.

*atualizada às 14h36

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host