Top 5: As polêmicas da seleção brasileira na Copa do Mundo

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)


A Copa do Mundo da África do Sul ainda está na sua metade, mas mesmo assim os brasileiros já acumulam uma quantidade respeitável de polêmicas na competição, de maior ou menor intensidade, e de naturezas e origens das mais diversas.

Bola, pedaço de metal, palavrões e foto: veja a seguir um apanhado de casos que já agitaram o ambiente da seleção nesta Copa do Mundo.

1. Dunga usa palavrões em coletiva

Richard Heathcote/Getty Images

Após a vitória sobre a Costa do Marfim (20.06), o técnico interrompe uma resposta em entrevista coletiva para interpelar um jornalista da TV Globo. Em seguida, murmura ofensas, que acabam captadas pelo sistema de som. Nos dias seguintes acaba revelada a história de veto do treinador a uma entrevista exclusiva para a emissora. Dunga escapa de punição da Fifa por seu comportamento, mas pede desculpas à torcida na entrevista seguinte.

Dunga ofende jornalista da Globo, que rebate em editorial

Globo negociou entrevistas com Teixeira, mas Dunga vetou


2. Proteção de metal de Julio Cesar

Armando Franca / AP Photo

Durante o empate sem gols com Portugal (25.06), enquanto era atendido em campo, o goleiro Julio Cesar tem revelada uma proteção para as costas. Uma parte da cinta aparenta contar com um componente metálico, mas os membros da comissão técnica, através do médico José Luís Runco, negam que o material seja irregular para os padrões de jogo estabelecidos pela Fifa.

Pisão expõe cinta que Julio Cesar mantinha em segredo

CBF nega metal e diz que a proteção tem o aval da Fifa


3. Kaká discutindo, mas só em foto

Paulo Whitaker/Reuters

Em um treino dias antes do Mundial, Kaká teria se irritado com uma entrada de Felipe Melo e se recusado a aceitar as desculpas do volante. A polêmica começou com uma foto divulgada em um jornal brasileiro, distribuída por uma agência internacional de notícias, que acabou parando em publicações italianas. Dias mais tarde, a CBF desmentiu a discussão e Felipe Melo desabafou em coletiva contra um jornalista italiano, que nada tinha a ver com o rumor disseminado.

Com abraço 'antipolêmica', seleção faz 2º coletivo sem gols

F. Melo se irrita com mal entendido sobre briga com Kaká


4. Robinho quebra regras de entrevista

Flávio Florido/UOL

Durante uma das folgas da seleção em Johanesburgo, Robinho concedeu entrevista coletiva para a TV Globo, quebrando uma regra do grupo de que jogadores não beneficiariam veículos de comunicação em detrimento de outros, fora do protocolo oficial de atendimento à mídia. O atacante teria sido repreendido internamente por Dunga e pedido desculpas ao elenco reunido para a Copa do Mundo.

Robinho ignora pedido de Dunga e dá entrevista à Globo

Atacante desconversa sobre regime de reclusão do Brasil


5. Críticas contra a Jabulani

Divulgação

Nas vésperas da Copa, os jogadores da seleção lideraram uma onda de críticas direcionadas à qualidade da Jabulani, bola oficial do Mundial. Julio Cesar disse que o modelo parecia uma bola de vôlei, por sua suposta leveza. Luís Fabiano emendou, afirmando que o material parecia sobrenatural, em razão de suas curvas no ar. Por fim, Felipe Melo arrematou ao dizer que a bola era uma 'patricinha', que não gosta de ser chutada, como 'mulher de malandro'.

Jabulani 'silencia' vuvuzela e vira nova polêmica da Copa

Bola da Copa divide opiniões e cria polêmicas; veja frases


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host