25/06/2010 - 20h18

Suíço Frei rechaça fracasso e descarta vergonha por não vencer Honduras

Das agências internacionais
Em Bloemfontein (África do Sul)

A Suíça iniciou a última rodada do grupo H, nesta sexta-feira, com chances reais de classificação para o mata-mata da Copa do Mundo. No entanto, os helvéticos sequer fizeram seu papel, empataram com a fraca Honduras e estão fora do Mundial. Mesmo diante do quadro desanimador, o atacante Alexander Frei rechaçou o rótulo de fracasso ao selecionado e negou ser vergonha não vencer os hondurenhos.

Antes da disputa da última rodada, a Suíça tinha três pontos, o mesmo número da Espanha. A Fúria levava vantagem no critério de desempate: o saldo de gols. O Chile era o líder isolado com seis pontos e Honduras figurava na lanterna sem pontuar.

“Não é vergonha não ter derrotado Honduras. Mas perder para Luxemburgo [no início das eliminatórias] sim foi vergonhoso”, disse Frei. O veterano atacante descartou a denominação de fracasso para a campanha suíça na Copa do Mundo.

“Seria severo demais falar em fracasso, porque demonstramos que, em um bom dia, podemos ganhar de qualquer um”, falou em clara referência a vitória por 1 a 0 sobre a Espanha na estreia. Esta foi a primeira vez que a Suíça derrotou a Fúria na história do confronto – antes eram 15 derrotas e três empates.

Principal nome da seleção suíça, Frei foi titular apenas na segunda partida e sequer jogou a estreia. Ele chegou à África do Sul com uma lesão no tornozelo direito. Mesmo assim, o atacante evitou polemizar com o técnico Ottmar Hiztzfeld. “Nunca penso que poderia ser melhor se eu estivesse em campo desde o início. O treinador tem sempre razão.”

O comandante, por sua vez, explicou a ausência de seu camisa 9. “Me parece que Frei estava sem ritmo de jogo e que não teve tempo suficiente para treinar as pernas. Também queria que a mesma equipe que ganhou da Espanha fizesse o mesmo contra Honduras”, afirmou.

Com o empate sem gols, Suíça e Honduras deram adeus à Copa do Mundo da África do Sul. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Chile, a Espanha assegurou a liderança da chave e evitou o confronto com o Brasil nas oitavas de final e encara Portugal na primeira rodada do mata-mata. Os chilenos estão no caminho da equipe verde-amarela.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host