25/06/2010 - 09h01

Holanda relembra quedas recentes para evitar zebra nas oitavas

Das agências internacionais
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

A Holanda passeou na primeira fase do Copa do Mundo. Teve 100% de aproveitamento e se classificou na liderança do grupo E. Mas isso não significa que o time chegará longe na competição. E as campanhas recentes da Laranja Mecânica nos grandes campeonatos evidenciam essa possibilidade.

Apesar das três vitórias, a equipe dos Países Baixos tenta conter a euforia. Após o triunfo sobre Camarões, os jogadores lembraram dos fracassos na Copa de 2006 e na Eurocopa de 2008 para redobrar a atenção diante da Eslováquia nas oitavas de final.

“Temos que mostrar agora tudo o que aprendemos nos últimos torneios. Não podemos mais vacilar. Isso já aconteceu no passado e não podemos fazer isso desta vez”, destacou o centroavante Robin van Persie.

Em 2006, a Holanda somou os mesmos sete pontos da Argentina no grupo C, mas ficou na segunda posição pelos critérios de desempate. Com isso, a Laranja Mecânica enfrentou Portugal nas oitavas de final e acabou eliminada com uma derrota por 1 a 0.

Dois anos depois, a equipe superou rivais de respeito na primeira fase da Eurocopa, como Itália e França, para ficar em primeiro lugar no grupo C. Apesar disso, a equipe caiu logo na primeira fase de mata-mata contra a Rússia e acabou eliminada da competição.

“Agora, estamos dois anos mais experientes. Também temos mais conjunto e aprendemos com nossos últimos erros. Estamos mais bem preparados”, ressaltou Robben, que deve voltar ao time titular no duelo de segunda-feira contra o rival do leste europeu.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host