24/06/2010 - 07h05

Valdivia mantém estilo que o consagrou no Brasil e é o rei dos dribles no Chile

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Na Copa, Valdivia aplicou 9 dribles em dois jogos e fica atrás de Messi e Ribéry no fundamento

    Na Copa, Valdivia aplicou 9 dribles em dois jogos e fica atrás de Messi e Ribéry no fundamento

Bem conhecido dos brasileiros, Valdivia tem feito jus ao apelido de ‘El Mago’. Assim como nos tempos de Palmeiras, o meia-atacante é o principal driblador do Chile na Copa do Mundo.

Segundo o Datafolha, o camisa 10 aplicou nove dribles nos adversários em duas partidas (contra Honduras e Suíça). Ele é o terceiro no fundamento, atrás do francês Ribéry e do argentino Lionel Messi. Ambos realizaram 15 dribles em três rodadas (média de 5 por jogo, contra 4,5 de Valdivia).

Na sua passagem pela equipe de Palestra Itália, entre 2006 e 2008, o meia também ganhou destaque na ginga com a bola nos pés, justamente uma característica que encanta os brasileiros.

Em 2007, quando era o ‘rei dos dribles’ do Brasileirão, declarou em entrevista exclusiva ao UOL Esporte. "Acho que tenho um estilo de jogo parecido [com o brasileiro], de partir para cima, gostar de driblar. Esse é meu jeito. Muitas pessoas brincam que eu tenho um jeito brasileiro dentro de campo."

No Paulistão de 2008, quando conquistou o seu único título com a camisa alviverde, o chileno apresentou uma média de 3,6 dribles em 20 confrontos. No Brasileiro do mesmo ano, a média foi de 3,4 em 16 jogos (no meio da competição, ele se transferiu ao Al-Ain, dos Emirados Árabes).

E o ‘Mago’ não está sozinho ao demonstrar sua habilidade no Mundial da África do Sul. O atacante Aléxis Sanchez, de 21 anos, símbolo da nova geração do futebol chileno, também figura entre os melhores do drible, com a mesma média do companheiro: 4,5 por rodada.

Ambos provavelmente estarão lado a lado em campo na sexta-feira, a partir das 15h30, no duelo com a Espanha, pela última rodada do Grupo H. Com a suspensão de Matías Fernandez, Valdivia é o mais forte candidato para assumir a função de armador de 'La Roja'. Titular na estreia, ele perdeu a vaga na última partida para o centroavante Suazo. Agora, deve assumir a sua posição de origem e atuar como meia.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host