23/06/2010 - 11h28

Chilenos reiteram estilo ofensivo: 'vamos morrer com nossa ideia'

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Quando começa a receber elogios de toda parte pelo dinamismo de seu futebol, uma equipe que normalmente não chega longe na Copa do Mundo, como o Chile, começa a pensar grande. E é com esta mentalidade, buscando afastar o otimismo exagerado, mas com estilo ofensivo e confiante, que os chilenos procuram se manter conectados para a partida decisiva contra a Espanha.

“Nós não treinamos para jogar por empate, seria ilógico. Não vamos mudar nosso jogo por um resultado, vamos morrer com nossa ideia”, afirmou o goleiro e capitão dos chilenos, Claudio Bravo, nesta quarta-feira.

No embaralhado Grupo H, o Chile está numa situação que aparentemente seria confortável: lidera com seis pontos, enquanto Espanha e Suíça têm três e Honduras nada. Só que uma derrota diante dos ibéricos na partida derradeira pode tirar os andinos das oitavas. Basta que, ao mesmo tempo, os suíços batam os hondurenhos por dois gols ou mais de diferença.

Assim sendo, nada interessa à Espanha além da vitória, já que um empate deixaria um dos principais favoritos à Copa de fora. Algo que poderia forçar o Chile a jogar fechado. Mas de acordo com os jogadores, nada disso acontecerá. Os chilenos vão pra cima e se manterão fieis a seu jogo.

Contra Honduras e Suíça, apesar de terem vencido pelo resultado mínimo, os chilenos jogaram o tempo de uma maneira ofensiva, um estilo de jogo que já lhes havia valido a segunda posição nas eliminatórias sul-americanas, apenas um ponto atrás do Brasil.

“Há muita euforia, nosso país está louco com o que estamos fazendo. É impossível não ver o que se passa no Chile”, conta o zagueiro Waldo Ponce. “Mas cada um está consciente de onde está, ninguém quer se desviar do objetivo, que é se classificar”.

Para isso, o defensor aponta para o entrosamento dentro e fora dos gramados como fator determinante. “O grupo está mais unido do que nunca, não temos nenhuma rusga no grupo há muito tempo”.

Chile e Espanha já haviam se enfrentado no final do ano de 2008, em amistoso disputado na cidade de Villarreal. Na ocasião, os espanhois venceram por 3 a 0. Mas o goleiro Claudio Bravo releva a derrota. “São épocas diferentes. Daquela vez, fizemos uma boa partida, mas eles tinham acabado de ganhar a Eurocopa. Agora estamos lado a lado em outra competição. É uma Copa do Mundo, e estamos trabalhando forte para a classificação”.

O confronto entre chilenos e espanhois será nesta sexta-feira, às 15h30, em Pretoria. No mesmo horário, Suíça e Honduras se enfrentam em Bloemfontein.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host