Jamie McDonald/Getty Images

Forte defesa de Portugal, de Coentrão (e), ainda não sofreu gols nesta Copa do Mundo

23/06/2010 - 07h01

Brasil encara defesa de Portugal zerada na Copa e com 1 gol sofrido em 9 meses

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Durban e em Johanesburgo (África do Sul)

O ataque do Brasil engrenou no último jogo. Fez três gols na vitória sobre a Costa do Marfim e ainda viu Luís Fabiano desencantar, anotando duas vezes. Às 11h (de Brasília) desta sexta-feira, porém, o setor ofensivo terá um teste que promete ser dos mais difíceis diante de Portugal, em Durban. A equipe lusitana tem a defesa mais competente dos últimos meses e ainda não foi vazada no Mundial.

GOLS TOMADOS NOS ÚLTIMOS DEZ JOGOS

Portugal: 1 gol
Chile: 3 gols
Holanda: 4 gols
Alemanha: 6 gols
Uruguai: 6 gols
Argentina: 6 gols
Brasil: 7 gols
Espanha: 7 gols
África do Sul: 7 gols
Sérvia: 7 gols
Inglaterra: 8 gols
Eslovênia: 8 gols
Eslováquia: 9 gols
Itália: 9 gols
Paraguai: 9 gols
México: 9 gols
Suíça: 9 gols
Nigéria: 10 gols
Nova Zelândia: 10 gols
Dinamarca: 10 gols
França: 11 gols
Gana: 11 gols
Japão: 11 gols
Costa do Marfim: 11 gols
Coreia do Sul: 12 gols
Austrália: 12 gols
Argélia: 14 gols
Grécia: 14 gols
Honduras: 15 gols
Camarões: 18 gols
EUA: 19 gols
Coreia do Norte: 20 gols

Os número defensivos de Portugal impressionam. A seleção europeia tomou apenas um gol nos últimos dez jogos, melhor desempenho entre os 32 países que se classificaram para a Copa. Nas duas partidas que já fez pelo grupo G, passou intacta contra Costa do Marfim (0 a 0) e Coreia do Norte (7 a 0).

A equipe de Dunga também tem um bom rendimento. São sete gols sofridos nas últimas dez partidas, sétimo melhor desempenho entre os times da Copa. Além disso, Julio Cesar, Maicon e Lúcio brilharam pela Inter de Milão na última temporada e levam para a seleção tal retrospecto e também o entrosamento.

No entanto, o título de melhor defesa ainda é dos portugueses. O time treinado por Carlos Queiroz não é vazado desde o dia 3 de março, na vitória por 3 a 1 sobre Camarões. Foi o último gol sofrido desde setembro do ano passado. Nas outras nove partidas nesse período, nenhum adversário conseguiu furar o forte bloqueio.

“No nosso primeiro jogo na Copa, contra a Costa do Marfim, um dos nossos objetivos era não sofrer gol e conseguimos”, destacou o volante Raúl Meireles. “Hoje [segunda-feira] os gols saíram e conseguimos não tomar nenhum da Coreia”, emendou o zagueiro Ricardo Carvalho após a goleada por 7 a 0 sobre os asiáticos.

O que fica de alento para a seleção brasileira é o último confronto com Portugal. No amistoso disputado em novembro de 2008, a equipe de Dunga goleou por 6 a 2, um dos placares mais elásticos sob o comando do treinador, que também já comemorou um 6 a 1 diante do Chile em 2007.

A diferença, contudo, está na atual formação defensiva de Portugal. No amistoso dos 6 a 2, o setor teve Quim; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Pepe e Bosingwa. Agora, a defesa é composta por Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão.

O duelo entre brasileiros e portugueses vale a liderança do grupo G. A equipe de Dunga lidera com seis pontos e joga por um empate para assegurar a primeira colocação. A delegação verde e amarela desembarca na noite desta quarta-feira em Durban e talvez não possa fazer o treino de reconhecimento na véspera, já que o gramado do estádio Moses Mabhida não está nas melhores condições, segundo a Fifa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host