Dolores Ochoa/AP

Julio Baptista deve ser titular da seleção brasileira contra Portugal

22/06/2010 - 07h01

Xodó de Dunga, J. Baptista deve ganhar 1ª chance na Copa com saída de Kaká

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O cartão vermelho recebido por Kaká no segundo tempo da vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim abriu as portas da Copa do Mundo para Julio Baptista. Um dos nomes mais contestados na lista de jogadores convocados por Dunga, o meio-campista deverá ter a oportunidade de encerrar as críticas no jogo desta sexta-feira contra Portugal, em Durban, às 11h (horário de Brasília).

PRIMEIRA OPORTUNIDADE NA COPA

  • Jon Hrusa/EFE

    Homem de confiança de Dunga, Julio Baptista tenta provar contra Portugal que sabe aproveitar chances

Nas duas primeiras partidas da seleção brasileira no Mundial, Julio Baptista ficou no banco de reservas. Na estreia, contra a Coreia do Norte, Kaká não estava em suas melhores condições físicas e foi substituído pelo atacante Nilmar. Ramires e Daniel Alves também entraram em campo durante o jogo. Contra os marfinenses, Dunga novamente optou por Ramires e Daniel Alves como mudanças na equipe.

Assim que Dunga divulgou a lista dos 23 convocados para a Copa, a presença de Julio Baptista foi contestada. O treinador recebeu críticas por não incluir um jogador com características mais parecidas com as de Kaká, que em teoria não teria um substituto à altura na equipe. Nomes como os de Ronaldinho e Paulo Henrique Ganso foram evocados. No entanto, o camisa 19 conta com o respaldo total do treinador.

Na Copa América de 2007, Dunga recorreu a Julio Baptista para desempenhar o papel de armador da equipe – Kaká não disputou a competição. O jogador não desperdiçou a oportunidade: com boas atuações (fez três gols, um deles na final contra a Argentina), ele ajudou o Brasil a conquistar o título da competição e ganhou de vez a confiança do técnico.

“Mostrei meu valor dentro da seleção e que estou aqui para ajudar. A Copa é uma competição diferente de todas e que atrai a atenção de todo mundo. Se fizermos as coisas direito, podemos escrever nossos nomes na história”, afirmou Julio Baptista.

Com a seleção brasileira já classificada para as oitavas de final da Copa, Julio Baptista tenta mostrar que sabe mesmo aproveitar as oportunidades recebidas. “Sabemos que todos aqui são importantes. Mesmo quem não joga tanto tem a mesma importância, pois pode entrar durante um jogo e decidir”, disse. Contra Portugal, pode ser a vez do camisa 19.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host