Flávio Florido/UOL

Kaká recebe vermelho do árbitro Stephane Lannoy após lance polêmico com Keita

21/06/2010 - 07h00

Kaká usará ausência forçada por expulsão para concluir projeto de auge na Copa

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

Expulso pela terceira vez na carreira, Kaká usará a ausência forçada na Copa do Mundo para concluir a programação de recuperação física e técnica programada pela comissão técnica da seleção brasileira no início da preparação para o torneio na África do Sul.

Kaká recebeu o cartão vermelho no fim do confronto com a Costa do Marfim em Johanesburgo, depois de acumular dois amarelos no jogo do último domingo. No lance que gerou sua expulsão, o meia deu uma trombada no marfinense Keita, e a arbitragem do francês Stephane Lannoy interpretou como agressão.

Suspenso do jogo contra Portugal em Durban na próxima sexta-feira, Kaká agora encara pouco mais de uma semana sem partidas como oportunidade de desfecho da programação pessoal para a Copa.

"É ruim ficar fora de um jogo em que poderia melhorar meu ritmo, mas tenho que ver o lado bom. Terei oito dias para fazer um trabalho específico e ganhar força. Vou continuar lutando e torcerei para ganharmos de Portugal e terminarmos em primeiro lugar. Volto com sede para as oitavas, ficar fora de um jogo de Copa é muito ruim", afirmou o meia após a partida de domingo no Soccer City.

O próprio técnico Dunga declarou no domingo ver a ausência de Kaká diante dos portugueses como um mal que pode ser adaptado para o bem, no projeto de auge do camisa 10 para a fase eliminatória do Mundial.

"Ele ainda vem adquirindo confiança, em processo de desenvolvimento, que não é exatamente questão física e técnica. Mas a expulsão tem o lado positivo. Trabalhamos sempre com tempo curto, ele estava algum tempo sem jogar. Agora vai poder descansar e a gente vai aprimorar a preparação dele", afirmou Dunga.

Antes de ser expulso, Kaká conseguiu no jogo contra a Costa do Marfim evoluir em relação à estreia da seleção na Copa, diante da Coreia do Norte. O camisa 10 do time participou do primeiro gol de Luís Fabiano e ainda deu a assistência para Elano anotar o terceiro.

QUEM DEVE FICAR COM A VAGA DE KAKÁ?

  • Arte UOL

A atuação de Kaká rendeu elogios de seus companheiros, que reconhecem a importância da condição do jogador do Real Madrid para a produção coletiva da seleção na Copa.

"Alivia [ver o Kaká mais participativo]. Ele e o Luís Fabiano não chegaram tão bem e sabíamos que os dois primeiros jogos seriam mais difíceis para eles. Hoje o Kaká já fez uma grande partida. Infelizmente ele está fora do próximo jogo, mas poderá treinar mais para as oitavas", comentou o zagueiro Juan.

A suspensão de Kaká também frustra um duelo esperado desde a definição dos grupos da Copa. De fora, o meia brasileiro não poderá enfrentar o seu amigo e companheiro de Real Madrid Cristiano Ronaldo na partida que fecha o grupo G na sexta.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host