21/06/2010 - 06h03

No grupo dos empates, Paraguai espanta europeus e Itália se vê em risco

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Itália chegou à África do Sul com a tarimba de ser a atual campeã mundial e em um grupo teoricamente fácil. Mas no início da Copa do Mundo faz jus às criticas recentes e corre sérios riscos de ficar fora da segunda fase. O caminho foi aberto para o Paraguai que com apenas uma vitória no “grupo dos empates” ganhou tranquilidade.

FASES DISTINTAS MARCAM GRUPO F

  • AP

    Capitão e símbolo da Itália, Fabio Cannavaro falhou nos dois gols sofridos pela Azzurra na Copa-2010

  • AP/Luca Bruno

    Jogadores do Paraguai comemoram gol na vitória sobre a Eslováquia que rendeu a liderança do grupo

A seleção sul-americana conseguiu superar sua sina contra europeus para abrir a vantagem. Em 16 jogos em toda a história dos Mundiais, havia vencido rivais do Velho Continente em apenas três ocasiões, mas se vingou do próprio retrospecto com o 2 x 0 sobre a Eslováquia.

Perto da classificação, tentará quebrar outra marca, já que recentemente parou nas oitavas por três vezes (1986, 1998 e 2002). Segundo os próprios jogadores, o primeiro passo é terminar como líder para evitar o confronto com a Holanda nas oitavas de final.

Na caminhada o Paraguai tem méritos, mas também contou com a ajuda dos adversários da chave F. Em todas as vezes que não esteve em campo o empate foi o único resultado. Depois do 1 x 1 entre neozelandeses e eslovacos (concretizado aos 47 minutos do segundo tempo), neste domingo a Itália mais uma vez garantiu apenas um ponto contra os europeus.

E se a seleção da Oceania começou a sonhar, a Azzurra vive situação de risco. Em segundo no grupo, tem os mesmos dois pontos da terceira colocada Nova Zelândia e precisará vencer para não depender de ninguém. Até o lanterna ainda tem chances de passar de fase com o ponto conquistado.

Mais que os números, o futebol apresentado pela Itália tem preocupado. Nos dois jogos dominou a posse de bola e se lançou ao ataque. Mas mostrou falta de inspiração e deixou o sentimento de um time que não encaixou. Neste domingo, só empatou graças a um pênalti duvidoso e até o capitão Fabio Cannavaro falhou novamente.

Dessa forma, os comandados de Marcelo Lippi dão mais margem para os críticos que chegaram a irritar jogadores e comissão técnica antes da estreia com questionamentos sobre a idade dos selecionados e o caráter defensivo da equipe.

CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO F

  Seleção Pts
1) Paraguai 4
2) Itália 2
3) Nova Zelândia 2
4) Eslováquia 1

O treinador admitiu o momento difícil. “Estamos em una situação complicada, mas não em uma situação de pânico. Temos que ganhar a próxima partida, mas acredito que vamos passar para a próxima fase, apesar do empate”, disse.

De fato, os italianos são conhecidos por terem dificuldades no classificatório e crescerem no mata-mata. Em 1982, ano do tricampeonato, não venceram uma vez sequer na primeira fase e avançaram como segundos do grupo com três empates.

Na edição passada do Mundial, a Itália terminou na liderança da chave, mas teve um empate contra o Estados Unidos. Já no vice-campeonato de 1994 ficou apenas em terceiro no grupo (uma vitória, um empate e uma derrota) e precisou do índice técnico para figurar entre os quatro melhores terceiros colocados.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host