Flavio Florido/UOL

Eboué e jogadores em treino da Costa do Marfim: conexões brasileiras no país africano

17/06/2010 - 15h45

Cartola marfinense estudou futebol no Brasil

Mauricio Stycer
Em Vanderbijlpark (África do Sul)

Vice-presidente da Federação de Futebol da Costa do Marfim, Benjamin Djedje fala português e tem grande admiração pelo futebol brasileiro. Entre 1981 e 82, fez um estágio no Grêmio, sob orientação de Enio Andrade (1928-1997). Também recebeu lições de outros grandes profissionais brasileiros, como Telê Santana e Gilberto Tim.

“Aprendi futebol onde se pratica o melhor futebol do mundo”, diz Djedje, à saída do treino de Costa do Marfim, que foi aberto para a imprensa por 15 minutos nesta quinta-feira. Depois desta sua experiência no Brasil, chegou a treinar a seleção de juniores da Costa do Marfim, mas nunca a principal.

O cartola avalia que a sua equipe fez uma boa partida contra Portugal (0 x 0), mas, diplomático, diz que o Brasil é favorito contra a Costa do Marfim no domingo. Quanto vai ser a partida? “Não estou num programa de televisão para dizer essas coisas”, brinca, fugindo dos repórteres brasileiros que querem alguma informação sobre a seleção africana.

Na avaliação de Djedje, o melhor jogador da seleção de Dunga é o atacante Robinho. Indagado se sente falta de alguma craque na seleção brasileira, o cartola também evita polêmica. “Cada convocação tem uma razão de ser”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host