EFE

Jogadores da Argentina comemoram em goleada sobre Coreia do Sul

17/06/2010 - 10h19

Argentina combina "fator Messi" com bola aérea para golear a Coreia do Sul

Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • AP Photo/Frank Augstein

    Bola pega na canela de sul-coreano e entra para Argentina

  • AP Photo/Marcio Jose Sanchez

    Higuaín sobe para fazer seu primeiro gol na partida

  • AP Photo/Matt Dunham

    Sul-coreanos comemoram seu gol de honra contra Argentina

  • Contra: aos 16min do primeiro tempo, Park Chu-young desviou para o próprio gol um cruzamento de Messi em bola parada.
    Vacilo: Demichelis estava sozinho, mas perdeu a bola para Lee Chung-yong, que vinha de trás, no lance do gol sul-coreano.
    Matador: Com três gols, Higuaín mostrou porque é titular no ataque da Argentina

Dos cinco gols da Argentina na Copa do Mundo até agora, quatro nasceram de jogadas de bola pelo alto, em cobranças de falta, escanteio e também em contra-ataques. Contra a Coreia do Sul, o melhor do mundo Messi voltou a dar pílulas de espetáculo em dribles e arrancadas, mas o time de Maradona passou pelo segundo adversário na Copa do Mundo por 4 a 1 também graças aos lances aéreos, e não somente pelo desequilíbrio de seu virtuoso craque.

Com o resultado positivo em Johanesburgo, que contou com três gols de Higuaín, a Argentina se isola na liderança do grupo B, com seis pontos somados, fica muito próxima das oitavas de final e ainda se firma no rol de favoritos, passando ilesa das ameaças de zebras, que pegou a Espanha, por exemplo.

Ao contrário da estreia contra a Nigéria, a Argentina conseguiu ser mais do que Messi no setor de criação. Tevez e Di Maria cresceram em relação ao primeiro jogo e conduziram a equipe pelo chão até o ataque. Aguero também entrou bem no segundo tempo e foi participativo em dois gols.

Mas, se por um lado a Argentina tem o brilho de Messi e companhia na frente, atrás conta com as trapalhadas de Demichelis. O zagueiro do Bayern de Munique teve a bola tomada em um descuido infantil no fim do primeiro tempo, em lance que acabou no gol dos sul-coreanos.

A falha grotesca de Demichelis, no entanto não tirou da Argentina sua segunda vitória em dois jogos na África do Sul. Ainda no primeiro tempo, Park Chu-young marcou contra após cruzamento de Messi em bola parada. O time de Maradona abriu 2 a 0 com Higuaín, de cabeça, depois de escanteio seguido de linha de passe aérea.

No segundo tempo, a Argentina voltou a rolar a bola pelo chão, com Messi. Em arrancada com cara de Camp Nou, o ídolo do Barcelona chegou até a área e bateu duas vezes: uma o goleiro rebateu e a outra foi na trave. No rebote, Higuaín marcou seu segundo no gol no jogo. Pelo alto de novo, os sul-americanos fecharam a contagem, novamente com o camisa 9, após cruzamento de Aguero.

Seja com Messi ou pelo alto, a Argentina demonstra já na segunda rodada ser forte candidata ao título, para alegria de sua torcida, surpreendentemente numerosa na África do Sul. E, de quebra, conta com o personagem mais rico de uma Copa ainda insossa: Maradona. O técnico repetiu o terno da estreia e até dominou uma bola que saiu pela lateral. O Soccer City veio abaixo na breve intervenção do campeão de 86.

1ºT – 16min - GOL DA ARGENTINA!!!! Messi cobra falta na área, a bola pega na canela de Chu-young e engana o goleiro
1ºT – 32min - GOL DA ARGENTINA!!! Maxi Rodriguez alça a bola, que desvia em Burdisso e sobra para Higuain. Atacante só desvia na saída do goleiro
1ºT – 46min - GOL DA COREIA!!! Demichelis falha feio e deixa a bola para Chung-yong, que toca na saída do goleiro
2ºT – 31min - GOL DA ARGENTINA!!!! Messi faz tabela com Aguero, tenta chutar duas vezes e a última bate na trave, sobrando para Higuain que, sozinho, só empurra para o gol
2ºT- 35min - GOOOOOOOL DA ARGENTINA!!!!! Messi acha Aguero na esquerda, que cruza para o meio e Higuain, de cabeça, só completa para o gol
Juca Kfouri:
A Argentina está longe de ser a 7ª maravilha do mundo, mas passou fácil
Vitor Birner:
Placar da vitória argentina foi melhor que a atuação dela
Higuaín: Com três gols marcados na partida, o atacante do Real Madrid se isola na relação de artilheiros da Copa. Park Chu-young: O camisa 10 da Coreia não conseguiu tirar o pé da bola e desviou contra o próprio gol o cruzamento de Messi no 1º tempo.
Messi: O melhor do mundo brilhou mais uma vez, participou de gols e levantou a torcida mesmo sem ter anotando o seu, novamente Demichelis: Bobeou feio e perdeu a bola no lance do gol de Lee Chung-yong, que entrou na cara de Romero para marcar.
Balões de ar da torcida argentina atrapalharam o princípio do jogo. O juiz belga mandou Messi estourar um. O sul-coreano Park Chu-young teve que chutar outro para limpar o caminho. Um dos cantos mais entoados pela festiva torcida argentina no Soccer City fez menção ao último título em Copas: “vamos sair campeões, como em 86”.
Maradona foi ao desespero, levando as mãos à cabeça após o cartão amarelo de Gutierrez, punição que tirou o defensor do jogo contra a Grécia na 3ª rodada do grupo. A torcida no Soccer City lamentou três vezes a bola por cobertura de Messi que não entrou no fim do 1º tempo: uma ao vivo e duas no replay do telão.

Ficha da Partida

Argentina

Técnico: Diego Maradona
22. Romero
2. Demichelis
13. Samuel
4. Burdisso
6. Heinze
17. Jonás Gutierrez
14. Mascherano
20. Maxi Rodriguez
7. Ángel Di Maria
10. Messi
11. Tevez
16. Agüero
9. Higuaín
5. Bolatti

Coreia do Sul

Técnico: Huh Jung Moo
18. Sung-ryong
2. Beom-seok
12. Young-pyo
4. Yong-hyung
14. Jung-soo
8. Jung-woo
16. Sung-yueng
5. Nam-il
7. Park
17. Chung-yong
10. Chu-young
20. Dong-gook
19. Yeom Ki-hun
Primeira fase - Grupo B  
Data: 17/06/2010 - 08h30 Árbitro: Frank De Bleeckere (BEL)
Local: Soccer City Assistentes: Peter Hermans (BEL) e Walter Vromans (BEL)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host