16/06/2010 - 19h26

Honda vira herói nacional e aponta mudança de ambiente no Japão

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Keisuke Honda chuta para abrir o placar no jogo Japão x Camarões: meia mudou status do time

    Keisuke Honda chuta para abrir o placar no jogo Japão x Camarões: meia mudou status do time

O Japão iniciou a disputa de sua quarta Copa do Mundo sem qualquer perspectiva e muito criticado pela imprensa do país. No entanto, a vitória por 1 a 0 sobre Camarões transformou Honda, autor do gol, em herói nacional e já modificou o ambiente na equipe nipônica.

“Eu nem posso ficar tão feliz, porque esta vitória não significa que avançamos para a próxima fase. É apenas o primeiro passo. Mas tenho certeza que nosso humor é melhor com a vitória”, disse Honda ao jornal Asahi.

Nos últimos cinco jogos, a seleção japonesa somava apenas uma vitória e um gol marcado. O triunfo sobre Camarões representou também a primeira vitória nipônica em estreias de Copa do Mundo.

Integrante do grupo E, o Japão possui os mesmos três pontos que a favorita Holanda, próxima adversária. “O apito final é o apito inicial da próxima partida. Temos que melhorar ainda para vencer a Holanda”, falou Honda. As duas seleções se enfrentam às 8h30 (horário de Brasília) deste sábado. Na outra partida da chave, Camarões encara a Dinamarca às 15h30 do mesmo dia.

Antes da Copa, a imprensa japonesa apostava em três derrotas na primeira fase e o principal alvo de críticas era o técnico Takeshi Okada. O comandante chegou a ficar um dia recluso em seu quarto de hotel, no mesmo dia em que o nipo-brasileiro Marcus Túlio Tanaka havia pedido para a seleção se rebelar e agir com as próprias ideias e não com a filosofia do treinador.

Antes de enfrentar Camarões, Okada chegou a dizer que seria bom o suficiente terminar o primeiro tempo sem levar gols ou com apenas um tento de desvantagem. “Camarões perseguiria a vitória de qualquer jeito, porque os africanos jogam sob pressão como time da casa. Eles vão se sentir pressionados e é nossa chance de vencer”, justificou.

A tática deu certo. O Japão conseguiu se defender bem e marcou o gol da vitória em erro da defesa camaronesa. “Fiquei aliviado com o apito final”, contou o goleiro Kawashima. “Jogamos bem na defesa até o último minuto”, completou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host