! Coadjuvantes em clubes, Klose e Podolski têm históricos de craque na seleção - 15/06/2010 - UOL Copa do Mundo - Últimas Notícias
 
Matthias Schrader/AP

Klose e Podolski crescem com a camisa da seleção, e já têm números de craques

15/06/2010 - 06h00

Coadjuvantes em clubes, Klose e Podolski têm históricos de craque na seleção

Do UOL Esporte
Em São Paulo

CRAQUES A CADA 4 ANOS

  • Michael Dalder/Reuters

    Em 2002, Klose se lançou com o time que foi vice-campeão mundial

  • Bernd Settnik/EFE

    Quatro anos depois, Podolski foi estrela da Alemanha 3ª colocada

Miroslav Klose é o grande nome do ataque da Alemanha desde 2002. Lukas Podolski foi eleito o melhor jogador jovem da Copa de 2002. Hoje, eles compõem o ataque germânico na África do Sul, mas fora dos Mundiais, eles não passam de coadjuvantes em seus respectivos clubes.

Ex-companheiros também no Bayern de Munique, os dois estão na lista dos dez maiores artilheiros da história da seleção. Curiosamente, Podolski tem, pela Alemanha, o mesmo número de gols (39) marcados nos sete anos que disputou o Campeonato Alemão.

Na Copa da Ásia, Klose, o mais velho da dupla, chamou a atenção do mundo ao marcar cinco gols e terminar como vice-artilheiro da competição. Quatro anos depois, ele mostrou que o desempenho anterior não era golpe de sorte, e foi o artilheiro do Mundial da Alemanha, de novo indo às redes em cinco oportunidades. Agora, ele está a quatro de Ronaldo, que é quem mais marcou, somadas todas as edições.

O polonês naturalizado jogou a vida inteira no futebol alemão. Ele começou no Hamburgo, passou pelo Kaiserslautern e, em 2004, foi para o Werder Bremen. No único grande momento de sua carreira de clubes, foi o artilheiro do Campeonato Alemão da temporada 2005/2006.

Desde 2007 Klose está no Bayern de Munique, e hoje está atrás até de alguns companheiros de seleção, como Mario Gomez e Müller. Ao todo, ele soma 120 gols no Alemão em 290 partida, com uma média de 0,413 gols por jogo.

OS GOLEADORES ALEMÃES

NOME GOLS
1 - Muller 62
2 - Streich 55
3 - Klose 49
4 - Klinsmann 47
5 - Völler 47
6 - Rummenigge 45
7 - Seeler 43
8 - Ballack 42
9 - Podolski 39
10 - Bierhoff 37

Na seleção, o atacante também viveu momentos conturbados. Ele estava, por exemplo, sem marcar há 218 minutos pela seleção, jejum que acabou no último domingo, no 4 a 0 contra a Austrália. Só que, no cômputo geral, Klose é o terceiro maior artilheiro da história da Alemanha com 49 gols (em 97 jogos), atrás apenas da lenda Gerd Muller (68) e de Joachim Streich, atacante campeão em 1974 (55).

“Sempre disse que iam se arrepender de me julgar antes dessa partida contra Austrália. Nunca duvido de mim, sei que sou capaz”, disse Miroslav Klose.

Lukas Podolski vive uma situação parecida. Em 2006, o também polonês naturalizado foi eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo, batendo nomes como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Wayne Rooney. Nos últimos quatro anos, porém, ele pouco fez. O atacante passou três anos no Bayern de Munique e nunca se firmou, e seguiu opaco no Colônia, time que o revelou e para o qual voltou na última temporada.

Na seleção, ele se transforma. A diferença é tanta que, com o gol marcado contra a Austrália, Podolski soma 39 pela Alemanha e é o nono que mais fez em todos os tempos. No Alemão, ele tem o mesmo número.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host