Bruno Freitas/UOL

Vuvuzelas só serão proibidas se houver um motivo para isso, segundo a organização

14/06/2010 - 08h04

Via Twitter, Sepp Blatter desmente suposta proibição das vuvuzelas

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)

Embora o diretor-executivo do comitê organizador da Copa, Danny Jordaan, tenha dito no domingo que “estava avaliando” uma possível restrição às vuvuzelas, não será desta vez que o barulho ensurdecedor das arquibancadas será cessado. O presidente da Fifa, Sepp Blatter, e o porta-voz do comitê negaram qualquer restrição às cornetas sul-africanas.

Em sua conta no Twitter, criada na véspera do início do Mundial, Blatter defendeu as vuvuzelas usando como  argumento a tradição dos torcedores locais e da musicalidade africana. "Eu sempre disse que a África tem um ritmo diferente, uma sonoridade diferente", afirmou o mandarário da Fifa, que em seguida complementou o comentário em seu perfil do microblog. "Eu não compreendo banir as tradições musicais dos torcedores em seu próprio país. Você gostaria de ver a proibição das tradições dos fãs em seu país?", questionou.

Além de Blatter, o comitê organizador também se manifestou a favor das vuvuzelas e negou qualquer restrição. “Não haverá proibição. Nosso diretor (Jordaan) não disse nada que já não havia dito há dois meses. Suas palavras foram mal interpretadas. A única coisa que disse é que só serão proibidas se houver um motivo para fazê-lo”, esclareceu o porta-voz do comitê, Rick Mkhondo.

No dia anterior, Danny Jordaan disse à BBC que “algumas emissoras que transmitem as partidas e outras pessoas pediram para proibir as vuvuzelas”, e afirmou que estava avaliando a situação. Pediu ainda que as vuvuzelas não fossem utilizadas durante os hinos nacionais e quando haja um anúncio.

“Ele só disse que elas serão proibidas caso se faça mau uso delas, que não seja celebrar o Mundial”, rebateu o porta-voz. “Elas estão aqui para ficar até o fim do Mundial. São parte da cultura da África do Sul”, completou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host