Filippo Monteforte/AFP

Paraguai mostrou raça e segurou o empate, mesmo com domínio da Itália

14/06/2010 - 17h20

Itália pressiona, mas Paraguai segura empate com estilo Libertadores

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Alcaraz anotou o gol para o time sul-americano no primeiro tempo

  • Cannavaro começou bem, mas falhou no gol de Alcaraz pelo alto

  • De Rossi decretou a igualdade após falha do goleiro Villar

  • Novidade não vingou Marcello Lippi surpreendeu e escalou a Itália com três atacantes, mas o time foi mal no setor ofensivo
    Raça Mesmo com poucas faltas, o Paraguai abusou do estilo truculento nas jogadas para segurar o rival
    Falhas individuais Cannavaro e Villar foram bem em grande parte do duelo, mas falharam nos lances de gol

A Itália bem que tentou. Dominou a partida, criou chances e pressionou. Mas no fim, não conseguiu superar a garra e o estilo de jogo de Copa Libertadores apresentado pelo Paraguai. Favoritas à conquista da vaga no grupo F, as duas seleções protagonizaram uma partida movimentada e cheia de emoções, mas tiveram que se contentar com o empate por 1 a 1 na Cidade do Cabo.

Os atuais campeões fizeram valer o favoritismo ao dominar o adversário guarani durante toda a partida. Ainda assim, a Itália viu o rival sair na frente no fim da primeira etapa movido por um sistema de marcação coeso e de poucas falhas. Alcaraz abriu o placar para a equipe sul-americana, e De Rossi selou a igualdade no segundo tempo.

Apesar de ser a atual campeã, a Itália foi para a África do Sul recheada de críticas da torcida e imprensa do país. A idade dos selecionados e o caráter defensivo da equipe foram os assuntos mais recorrentes antes da estreia. Mas nesta segunda, o técnico Marcello Lippi surpreendeu e deixou o time com três atacantes.

Do outro lado, a euforia reinava antes da partida. Jornais paraguaios chegaram a eleger a atual seleção como a melhor das últimas décadas, mesmo sem a presença de Cabañas. As promessas de uma postura ofensiva não viraram realidade. Porém, o time fez aquilo que precisava para não ser superado: apostou na marcação e nos contra-ataques para segurar a Azzurra.

Quando a partida começou, a seleção europeia impôs grande domínio territorial sem dificuldades. Mesmo sem contar com o meia Pirlo, lesionado, a Itália controlou o meio-campo e tomou a iniciativa no confronto. O Paraguai, por sua vez, abusou dos erros nos passes e ficou acuado na defesa – a equipe só arriscou seu primeiro chute a gol com 22 minutos de jogo.

Mas passada a pressão inicial, o time sul-americano foi se encontrando conforme tinha a posse de bola. E no fim só precisou de uma boa oportunidade para alterar o marcador. Depois de ver o rival dominar toda a primeira etapa, Alcaraz abriu o placar aos 38min após falha de Cannavaro e deixou o Paraguai em vantagem antes do intervalo.

Para complicar a situação dos italianos, Lippi perdeu o goleiro Buffon antes do segundo tempo. Enquanto isso, o Paraguai manteve a estratégia com a marcação afiada. Mas aos 17min, os atuais campeões saíram do zero e chegaram ao empate com gol de De Rossi.

O lance motivou a seleção europeia. A Itália manteve a pressão, mas a defesa do Paraguai seguiu eficiente para conter os avanços adversários até o término do confronto.

1º T - 38min - GOOOLLL DO PARAGUAI!!! Em cobrança de falta de Torres, zagueiro Alcaraz sobe mais do que Cannavaro e abre o placar
2º T - 9min - UUUHHH!!! Lucas Barrios recebe boa bola dentro da área, mas chuta prensado. Na sobra, Cáceres pega de primeira e a bola passa perto do ângulo do goleiro Marchetti
2º T - 17min - GOOOLLL DA ITÁLIA!!! Após cobrança de escanteio de Pepe, bola passa por todo mundo e sobra para De Rossi, na segunda trave, empurrar para o gol e igualar o marcador
2º T - 38min - UUUHHH!!! Montolivo arrisca bola rasteira de longe e goleiro paraguaio Villar desvia para escanteio
De Rossi: Sólido no meio-campo, foi o jogador mais acionado, com 40 bolas recebidas e 29 desarmes, além de ter marcado o gol de empate. Camoranesi: O argentino naturalizado entrou com ímpeto em excesso. Em meia hora de atuação, recebeu um amarelo e quase foi expulso
Alcaraz: Ele subiu alto para marcar de cabeça o gol do Paraguai, e também comandou o jogo aéreo na defesa do seu time. Não à toa, foi eleito o melhor em campo pela Fifa. Riveros: Logo no primeiro minuto, enfiou a sola na canela de Montolivo, substituto do lesionado Pirlo, que por pouco não levou o mesmo azar.

 

ITÁLIA 1 X 1 PARAGUAI

Itália
Buffon (Marchetti); Zambrotta, Cannavaro, Chiellini, Criscito; Montolivo, De Rossi, Marchisio (Camoranesi); Iaquinta, Gilardino (Di Natale), Pepe
Técnico: Marcello Lippi
Paraguai
Villar; Bonet, Paulo Da Silva, Alcaraz, Morel Rodriguez; Vera, Victor Caceres, Riveros, Aureliano Torres (Jonathan Santana); Nelson Valdez (Oscar Cardozo) e Lucas Barrios (Santa Cruz)
Técnico: Gerardo Martino
Data: 14/06/2010 (segunda-feira)
Local: Green Point, na Cidade do Cabo
Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Assistentes: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX)
Público: 62.689 espectadores
Cartões amarelos: Victor Caceres (PAR) e Camoranesi (ITA)
Gols: Alcaraz, aos 38 min do 1º tempo, e De Rossi, aos 17 min do 2º tempo

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host