EFE/Alberto Estévez

Valdivia (dir.) e Matías Fernández treinam com a seleção do Chile nesta segunda-feira

14/06/2010 - 11h30

Chileno Valdivia deve jogar de centroavante contra Honduras

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

O técnico Marcelo Bielsa está prestes a definir a equipe que irá enfrentar Honduras na quarta-feira e, por três dias seguidos testou Jorge Valdivia como centroavante, uma vez que o dono da camisa 9 do Chile, Humberto Suazo, se recupera de lesão e ainda é dúvida para a partida de estreia dos sul-americanos no Mundial.

Em princípio, Valdivia, meio-campista de origem, disputa uma vaga com Matias Fernández no posto de armador de jogadas. Bielsa tem dado preferência a Fernández, que treinou como titular na posição nos últimos dias.

Outra possibilidade é a de que o Chile entre com Esteban Paredes, atacante de ofício que se recupera de amigdalite e deve estar à disposição de Bielsa na quarta. Caso a opção seja Paredes ou até mesmo Suazo, ainda não descartado, o mais provável é que Valdivia fique de fora da estreia.

Nesta segunda-feira, o treinador surpreendeu a mídia e abriu o treino para jornalistas, que anteriormente eram limitados a assistir a 15 minutos iniciais das atividades da equipe.

O que se pôde ver é que Bielsa se focou nos atletas que pretende utilizar contra Honduras, fazendo um coletivo com a seguinte formação: Claudio Bravo; Arturo Vidal, Waldo Ponce, Gary Medel e Mauricio Isla; Rodrigo Millar, Marco Estrada e Matías Fernández; Fabián Orellana, Jorge Valdívia e Jean Beausejour.

O volante Carlos Carmona e o atacante Aléxis Sánchez não participaram do treino, mas ficaram acompanhando tudo à beira do gramado. Sánchez sente dores na perna esquerda, enquanto Carmona sente seu tornozelo direito, mas ambos devem estar disponíveis na quarta-feira. Como Bielsa os havia colocado como titulares nos treinos do fim de semana, Estrada e Orellana provavelmente perderão seus lugares.

“El Loco” Bielsa ainda treinou uma mudança do 4-3-3 para um 3-3-1-3, com Vidal subindo à meia-cancha pela direita e Isla fechando a zaga com três homens.

Suazo bem, mas não confirmado

Humberto Suazo entrou no segundo tempo do coletivo aparentemente sem incômodos – correu e se movimentou bem. Porém, em recuperação de um rompimento muscular de 3,5 cm na coxa, sofrido durante amistoso contra Israel em 31 de maio, o atacante pode ser poupado contra Honduras, adversário teoricamente mais fácil do que Suíça e Espanha, contra quem os chilenos jogam em seguida no Grupo H.

Em declarações dadas à imprensa nesta segunda, o centroavante se mostrou aborrecido com os rumores sobre sua lesão. Com o isolamento preconizado por Bielsa nos últimos dias, pouco se soube sobre a evolução do estado físico de Suazo, o que provocou diversas especulações.

SUAZO, VALDIVIA OU PAREDES? ESCALE!

  • Arte UOL

“Estou indignado com tudo o que falaram de meu problema. A lesão existiu, mas me recuperei bem e muito do que foi dito é falso”, comentou o atacante ao canal chileno Mega.

A evolução de Suazo superou as expectativas. Estava previsto que o atacante se recuperaria em três semanas, mas ao que tudo indica, o jogador estará bem ao fim de duas semanas.

Suazo comemorou a sua rápida cura e a atribuiu ao médico da seleção chilena, a quem se rasgou em elogios. “Graças ao trabalho do doutor estou bem. Vou fazer um altar pra ele, pois me recuperei bem e isso vocês (os jornalistas) viram nos treinos”.

Ainda nesta segunda-feira, Suazo será examinado pelo corpo médico de sua equipe para saber se poderá estar presente na estreia do Chile contra Honduras, nesta quarta, 16 de junho, às 8h30 (Brasília).

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host