13/06/2010 - 11h14

TV norte-coreana libera jogos do país, mas veta EUA e Coreia do Sul

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Cidadãos norte-coreanos acompanham um dos pronunciamentos do ditador Kim Jong Il pela TV

    Cidadãos norte-coreanos acompanham um dos pronunciamentos do ditador Kim Jong Il pela TV

A televisão estatal da Coreia do Norte confirmou que irá transmitir os três primeiros jogos da seleção do seu país na Copa do Mundo da África do Sul e trechos da cerimônia de abertura – ocorreram cerimônias na quinta e sexta. O time asiático estreia na competição na próxima terça-feira, quando enfrenta o Brasil, no Ellis Park Stadium, em Johanesburgo.

O governo, no entanto, vetou as transmissões das partidas dos Estados Unidos e da vizinha Coreia do Sul, nações consideradas inimigas pelos norte-coreanos.

Com atraso, a Central Coreana de Radiodifusão exibiu o jogo de abertura entre África do Sul e México na tarde sábado (horário local). O confronto entre os anfitriões e os astecas aconteceu na sexta. Já o empate sem gols na partida entre França e Uruguai foi vista pelos cidadãos norte-coreanos apenas neste domingo.

ESCALE A COREIA DO NORTE

  • Arte UOL

Mas os duelos Coreia do Sul 2 x 0 Grécia e Estados Unidos 1 x 1 Inglaterra foram ignorados e ficaram fora programação da TV. Pyongyang não tem relações diplomáticas com Washington e Seul, capitais dos EUA e Coreia do Sul.

Além de enfrentar o Brasil na primeira fase, a Coreia do Norte, que volta a disputar uma Copa do Mundo após 44 anos, joga contra Portugal (dia 21) e Costa do Marfim (25). As seleções estão no grupo G do Mundial-2010.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host