13/06/2010 - 10h11

Após reclamações, Comitê Organizador da Copa pode proibir vuvuzelas

Das agências internacionais
Em Londres (ING)
  • Africano toca vuvuzela no estádio de Bloemfontein

    Africano toca vuvuzela no estádio de Bloemfontein

A vuvuzela, grande sensação no país da Copa, pode estar com seus dias contados. O diretor-executivo do Comitê Organizador do Mundial da África do Sul, Danny Jordaan, disse neste domingo que está considerando proibir as polêmicas cornetas durante o torneio, após queixas recebidas das emissoras de Tv e dos espectadores pelo constante barulho produzido nos jogos.

“Algumas emissoras que transmitem as partidas e outras pessoas nos pediram (para proibirem as vuvuzelas) e estamos avaliando”, declarou Jordaan para a BBC. Ele ainda afirmou que “se houver razões para retirá-las, será feito”.

O diretor lembrou que já foram tomadas medidas para evitar o abuso dos instrumentos. “Pedimos para que não utilizem durante os hinos nacionais e quando haja um anúncio. Eu sei que é uma questão delicada e estamos tratando da melhor maneira possível”.

"Esta questão tem sido levantada por diversas vezes e minha opinião é que prefiro os cantos (de torcida)", continuou Danny Jordaan. Os jogadores também endossaram o coro contra as vuvuzelas. O francês Evra afirmou que eles tiveram dificuldade em descansar, já que se ouvia da concentração da equipe o barulho desde as 6h.

Lasers perseguidos

Outro fator que será visto com maior atenção pela Fifa é o uso dos lasers nos estádios. A entidade máxima do futebol mundial deu instruções aos serviços de segurança dos estádios intervirem quando um torcedor fizer uso do artefato.

“Só detectamos um, e desde então não registramos mais nenhum caso”, assegurou o diretor de comunicação da Fifa, Nicolas Maingot. O caso do laser foi detectado na partida entre Argentina e Nigéria, válida pelo grupo B, neste sábado, no estádio Ellis Park, em Johanesburgo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host