Paulo Whitaker/Reuters

Torcedores e jornalistas acompanham a entrada do ônibus da seleção no Hoerskool

13/06/2010 - 16h58

Isolada, seleção frustra brasileiros em treino noturno e não vê frio esperado

Alexandre Sinato
Em Johanesburgo (África do Sul)

O último treino “para valer” do Brasil antes da estreia na Copa do Mundo teve torcedores brasileiros frustrados, imprensa para fora e um frio mais ameno do que o esperado. Na noite deste domingo (tarde em Brasília), Dunga comandou a última atividade na Hoerskool antes da partida diante da Coreia do Norte, nesta terça, no Ellis Park.

MAIS SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA

  • Getty Images/AP/Folha Imagem

    SUADAS As últimas estreias do Brasil em Copas não foram fáceis. Nas três edições anteriores, o time nacional obteve vitórias por apenas um gol de diferença, demostrando que o início foi complicado

  • Getty Images

    À DERIVA Faltando apenas dois dias para a estreia do Brasil na Copa, o lateral Maicon admitiu que o grupo da seleção ainda espera por informações sobre a Coreia do Norte para o jogo de terça-feira

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    MURALHA Julio Cesar regressa ao posto de titular ostentando superioridade diante dos principais rivais. O brasileiro é o goleiro que não toma gol há mais tempo entre as seleções favoritas ao título

A atividade ocorreu à noite (às 19h do horário local) para ajudar os jogadores com a adaptação ao frio esperado para o duelo com os norte-coreanos - a expectativa é que os termômetros marquem até -2ºC em Johanesburgo. Os 10ºC, porém, não assustaram. Esta noite foi uma das mais agradáveis dos últimos dias.

Alguns torcedores brasileiros foram à escola para tentar acompanhar o treino. Mesmo sabendo que Dunga não abriria os portões sequer para a imprensa, um grupo de oito torcedores chamado “Corinthianos na Copa” tentou, em vão, um contato maior com a seleção.

Outros três amigos que vivem na Austrália fizeram o mesmo. “Essa é minha terceira Copa. Na Alemanha era tudo tão aberto que às vezes os treinos eram melhores que os jogos. Agora o Dunga está fechando mesmo”, comentou Wladimir Costa.

Não foi possível saber que tipo de trabalho aconteceu em campo. Dunga mudou no último sábado sua postura e passou a restringir ainda mais o acesso ao time. Na primeira atividade fechada, na quinta-feira, o treinador vetou os jornalistas pela manhã, mas abriu normalmente os portões à tarde. Agora, nenhum minuto foi registrado.

A decisão de fechar os treinos de sábado e domingo foi tomada horas antes de cada atividade. No sábado, a seleção comunicou o veto à imprensa cerca de duras horas antes da movimentação.

O caráter emergencial sinalizou uma reação à repercussão dada ao entrevero entre Daniel Alves e Júlio Baptista no dia anterior. Neste domingo, o aviso foi dado seis horas antes, já que o treino foi marcado para a noite, às 19 horas em Johanesburgo (14 horas de Brasília).

ESCALE A SELEÇÃO DO BRASIL

  • Arte UOL


A movimentação deste domingo foi a última mais forte da equipe antes da estreia. Na véspera do jogo, a seleção realizará no estádio Ellis Park o treino de reconhecimento, geralmente mais leve. O duelo com a Coreia do Norte acontece às 15h30 no horário de Brasília (às 20h30 em Johanesburgo).

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host