13/06/2010 - 16h16

Coreia do Norte pirateia transmissão da Copa com sinal de vizinhos do sul

Das agências internacionais
Em Seul (Coreia do Sul)

A TV estatal da Coreia do Norte, único canal disponível no país, está sendo acusada de piratear a transmissão de partidas da Copa do Mundo. De acordo com relatos da imprensa sul-coreana, o governo de Pyongyang já mostrou no sábado, com um dia de atraso, a partida de abertura da Copa entre África do Sul e México, e neste domingo, o jogo entre França e Uruguai – ambas sem autorização.

Empobrecido por anos e anos de bloqueio econômico liderado por Estados Unidos e Coreia do Sul, o governo norte-coreano não tem condições de pagar os direitos de transmissão à Fifa. A saída encontrada foi negociar com a SBS, canal baseado em Seul, que detém a permissão das imagens para toda a península da Coreia, inclusive em território dos vizinhos do norte.

Em 2006, a Coreia do Norte já havia conseguido um acordo, costurado junto à União de Radiodifusão da Ásia-Pacífico (ABU), para transmitir as partidas sem ter de pagar. Àquela época, a relação entre as duas nações era estável, com gestos de boa vontade ambas as partes, mesmo que os norte-coreanos já tivessem pirateado os jogos da Copa de 2002.

Porém, qualquer possibilidade de acordo entre Pyongyang e a SBS esmoreceu por completo após o incidente com uma fragata sul-coreana, que foi bombardeada próxima da fronteira marítima entre os dois países e afundou, provocando a morte de 46 militares que estavam a bordo.

ESCALE A COREIA DO NORTE

  • Arte UOL

Seul acusa o regime norte-coreano de ter atacado a embarcação com um submarino, o que resultou em uma das piores crises nos últimos anos entre os dois países. A Coreia do Norte nega as acusações

A Fifa discute uma solução com a ABU para que os norte-coreanos possam ver a segunda participação de seu país na Copa do Mundo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host