Thanassis Stavrakis / AP Photo

Jogadores da Coreia do Sul comemoram o gol de Park Ji-Sung, o segundo do jogo

12/06/2010 - 10h18

Coreia passeia, vence na estreia pela 3ª vez e mostra porque a Grécia ainda não marcou em Copas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Jung-soo abriu o placar para a Coreia logo no início do jogo

  • Charisteas pouco criou no ataque grego durante toda a partida

  • Park marcou o segundo gol coreano na etapa complementar

  • - Os titulares de Rehhagel: a defesa, com Papadopoulos e Vyntra não funcionou. O ataque com gigantes também não.
    - A velocidade sul-coreana. as bolas enfiadas em profundidade passaram sempre pela defesa.
    - Chance perdida: aos 43min do 1º tempo, o goleiro Sung-ryong interceptou cruzamento e soltou. Mas Gekas não alcançou.

Os tempos da Grécia campeã europeia de 2004 passaram há muito tempo. E quem assistiu ao jogo de estreia do time de Otto Rehhagel entendeu não apenas isso, mas também o motivo dos gregos nunca terem marcado um gol em Copas do Mundo. Neste sábado, a Coreia do Sul passeou.

Venceu em sua estreia em Mundiais pela terceira vez seguida, fez 2 a 0 e perdeu várias chances. Foi o primeiro jogo do Grupo B da Copa do Mundo da África do Sul e, ainda mais importante, foi a primeira vitória do torneio. Na sexta-feira, dois empates abriram o Mundial. Na sequência, Argentina e Nigéria fecham a rodada de abertura da chave.

O primeiro gol, de Jung-soo, foi logo no comecinho do jogo, aos 14 minutos, após um cruzamento na área. Isso mesmo: os sul-coreanos estrearam o placar usando justamente a maior arma grega, as bolas alçadas na área.

Neste jogo, Rehhagel escalou Charisteas, de 1,91m, Samaras, 1,92m, e Gekas, 1,80m, para comandar o ataque e, no segundo tempo, ainda mandou outro gigante para o gramado: Kapetanos, 1,90. O único baixinho do ataque grego é Salpingidis, de 1,71m, que também jogou na etapa final.

O maior problema para os europeus, porém, não foram as bolas áreas, mas a velocidade – essa, sim, uma característica histórica dos times sul-coreanos. Principalmente no primeiro tempo, a Coreia mostrou um jogo rápido de contra-ataque.

Sempre que roubavam a bola, os coreanos partiam a "mil por hora" para o ataque. Os principais alvos dos lançamentos eram Park Ji-Sung, o meio-campista incansável do Manchester United, e o lateral Cha Do-Ri – filho de Cha Bum-kun, ídolo sul-coreano dos anos 80.

O segundo gol foi justamente assim. Park, que parece estar em todos os lados do campo, interceptou um passe de Vyntra, ganhou na velocidade e tocou na saída do goleiro. Foi no segundo tempo, aos 7min, mas poderia ter saído ainda antes. No primeiro tempo, Chu-young e Chung-yong poderiam ter marcado, perdendos gols na cara de Tzorvas.

Bom para os gregos, só o fim do segundo tempo. Quando Rehhagel colocou Salpingidis em campo, o time ganhou movimentação no ataque. Continuou ameaçando pouco, mas pelo menos teve duas chances na cara do goleiro rival, o dobro do que aconteceu no primeiro tempo.

O resultado no primeiro jogo repete a história das últimas Copas das duas seleções: a Coreia venceu pela terceira na estreia do Mundial (em 2002, bateu a Polônia por 2 a 0. Em 2006, fez 2 a 1 no Togo). Já a Grécia continua sem nunca ter marcado um gol em Mundiais - o time só jogou em 1994.
 

    06min do 1º tempo - GOL DA COREIA DO SUL! Após falta da esquerda, Jung-soo aproveita a falha de marcação da Grécia e completa para as redes, livre de marcação
    15min do 1º tempo - Chung-yong dá chapéu em defensor e cai na área ao tentar a conclusão, na cara do goleiro
    27min do 1º tempo - QUASE! Chu-young recebe lançamento, parte em velocidade e aproveita da falha da zaga. O goleiro Tzorvas faz ótima defesa
    7min do 2º tempo - GOL! Após falha bisonha da defesa da Grécia, a bola fica com Park, que parte em velocidade e bate na saída do goleiro
    17min do 2º - QUASE! Cha, um dos melhores em campo, cruza na área e Chu-young desperdiça grande chance

Park Ji-sung: Incansável, roubou bolas, deu lançamentos e marcou o seu gol. Líder do time. Vyntra: Tentou um toque, deu no pé de Park. Detalhe: era o último homem.
Cha Do-ri: Ex-meia, jogou na lateral-direita e estava sempre no ataque, como opção Arquibancada vazia: Quando o jogo começou, vários lugares vazios. A Fifa culpou o trânsito.

COREIA DO SUL 2 X 0 GRÉCIA

Coreia do Sul
Sung-ryong; Cha Do-RI, Young-pyo, Yong-hyung e Jung-soo; Jung-woo, Sung-yong (Nam-il), Park Ji-sung (Chung-yong) e Jae-sung; Chu-young (Seung-yeoul) e Yeom Ki-hun
Técnico: Huh Jung-moo
Grécia
Tzorvas; Vyntra, Seitaridis, Torosidis e Papadopoulos; Tziolis, Karagounis (Patsatzoglou) e Katsouranis; Samaras (Salpingidis), Charisteas (Kapetanos) e Gekas.
Técnico: Otto Rehhagel
Data: 12/06/2010 (sábado)
Local: Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth
Árbitro: Michael Hester (NZL)
Assistentes: Jan Hendrik Hintz (NZL) e Tevita Makasini (TON)
Público: 31.513 espectadores
Cartões amarelos: Torosidis (GRE)
Gols: Jung-soo, aos 7min do 1º tempo, e Park Ji-Sung, aos 7min do 2º

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host