10/06/2010 - 10h59

Blatter anuncia ser candidato a mais um mandato para presidente da Fifa

Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Joseph Blatter anuncia candidatura para seguir à frente da Fifa durante o 60º congresso da entidade

    Joseph Blatter anuncia candidatura para seguir à frente da Fifa durante o 60º congresso da entidade

O dirigente suíço Joseph Blatter anunciou nesta quinta-feira durante o 60º congresso da Fifa em Johanesburgo que pretende concorrer à reeleição para presidente da entidade. As eleições acontecerão em junho de 2011, em encontro oficial em Zurique.

“Será um congresso eleitoral e, neste momento, me encontro com força para seguir o trabalho que desenvolvemos a favor do futebol”, afirmou Blatter no evento que precede a Copa do Mundo na África do Sul.

O anúncio de Blatter coincide com a distribuição da Fifa de US$ 52 para associações nacionais e confederações continentais, em parte do lucro da entidade no balanço de 2009, em medida aplaudida pelos delegados de mais de 200 países durante o congresso.

Com mais de três décadas nos quadros de funcionários da Fifa, o antigo braço-direito de João Havelange dirige a entidade há 13 anos. Blatter disse que os objetivos que o movem na busca de mais um mandato passam pelas causas sociais.

“Minha missão está em fazer do futebol um instrumento de nossa sociedade, usado pelas autoridades como ferramenta cultura, social e educacional para os jovens. Com relação ao nível do jogo, acredito que o trabalho está feito. Agora é questão é como construir um futuro melhor através do futebol”, declarou em coletiva de imprensa.

Blatter ainda desconversou se o próximo mandato poderá ser o seu último á frente da Fifa. Diplomaticamente, o dirigente suíço ainda afirmou que seria uma honra ter um adversário no pleito de 2011: “As portas destas eleições estão abertas, qualquer um pode entrar na disputa”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host