AFP

Na África do Sul, o camisa 9 da seleção disputará sua primeira Copa do Mundo

10/06/2010 - 05h00

Luís Fabiano estreia na Copa em maior jejum com a camisa da seleção

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

Luís Fabiano é o artilheiro da era Dunga, o dono da camisa 9 e o “homem gol” do Brasil nesta Copa do Mundo. No entanto, prestes a disputar seu primeiro Mundial, ele chega para a competição mais importante do futebol atormentado pelo maior jejum nas 38 partidas que já fez com a camisa da seleção, incluindo sua passagem antes de Dunga assumir. Ele amarga atualmente cinco jogos sem estufar as redes.

O último gol de Luís Fabiano pelo Brasil foi no dia 5 de setembro do ano passado, nos 3 a 1 sobre a Argentina pelas eliminatórias à Copa. Na oportunidade, marcou duas vezes e foi decisivo no triunfo em Rosário. Depois disso, porém, a seca começou.

Nem mesmo os duelos contra times fracos como Omã, Zimbábue e Tanzânia ajudaram Luís Fabiano. A bola não entrou contra o trio de coadjuvantes, assim como não entrou nas partidas diante de Inglaterra e Venezuela, ambas em 2009.

Já são 339 minutos sem gol do camisa 9. Diante da Argentina, ele anotou o segundo gol aos 21min da etapa final e foi substituído dez minutos depois. Na sequência, atuou por 82 minutos contra a Venezuela, 67 diante da Inglaterra, 45 contra Omã, 59 diante do Zimbábue e 76 no jogo com os tanzanianos.

MAIS SOBRE A SELEÇÃO NA ÁFRICA DO SUL

Até então, a maior seca de Luís Fabiano pela seleção havia atingido quatro jogos. Foram três partidas em branco em 2004 (contra México, Uruguai e Argentina) e seu primeiro compromisso pela era Dunga, no fim de 2007, diante do Peru.

Em jejum ou não, Luís Fabiano é o dono absoluto da vaga de centroavante titular. Em 26 partidas sob o comando de Dunga, ele anotou 19 gols. É o artilheiro do atual grupo empatado com Robinho, que precisou de 49 partidas para alcançar os mesmos 19 gols.

Sua melhor temporada foi em 2009, quando marcou 11 gols em 13 partidas (média de 0,84 por jogo) e acabou o ano como principal goleador da seleção.

O atual jejum, pelo menos por enquanto, não é uma ameaça a Luís Fabiano. Até porque Grafite, seu substituto direto, chegou ao atual grupo apenas neste ano e tem só 58 minutos jogados com Dunga.

Já os outros atacantes convocados para a Copa vivem momento melhor. Dos últimos 18 gols da seleção, seis foram de Nilmar e quatro de Robinho. Recuperado de lesão muscular, Luís Fabiano tenta encerrar a seca em grande estilo: sua primeira chance será na estreia brasileira na Copa, dia 15, contra a Coreia do Norte, no Ellis Park.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host