09/06/2010 - 15h52

Imprensa internacional exalta Dunga e vê Brasil favorito com "superdefesa"

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Mão firme de Dunga à frente da seleção ganha elogios e reclamações dos jornalistas na África

    Mão firme de Dunga à frente da seleção ganha elogios e reclamações dos jornalistas na África

Para os olhos do mundo, a seleção brasileira começará a Copa do Mundo com uma equipe extremamente competitiva, sem brilho individual, mas com uma defesa de primeiro nível e com um comandante competente. É mais ou menos esta a imagem que os fãs de futebol ao redor do planeta têm recebido por meio dos jornalistas estrangeiros que acompanham a reta final de preparação brasileira na África do Sul.

A reportagem do UOL Esporte ouviu dez jornalistas de fora do Brasil que cobrem para seus países o dia a dia da seleção em Johanesburgo e ouviu conceitos de mais alta admiração a respeito do trabalho de Dunga e de suas estratégias de comando, tão polêmicas entre a torcida e a mídia em seu próprio país. Comentários como: “eficaz”, “duro como ferro”, “lembra Scolari”, “parece alemão” e “queria ele na minha seleção”.

Alguns outros tópicos se destacam na pesquisa informal com a imprensa estrangeira que segue o Brasil antes do Mundial, profissionais da Europa, Ásia e América Latina. Quase todos os entrevistados apontaram o alto nível dos jogadores e o entrosamento do sistema defensivo como o ponto forte da equipe de Dunga. A linha de frente, por sua vez, acabou contestada por boa parte do grupo de jornalistas. A escassez de um craque no elenco também é destacada, mas, por outro lado, é compreendida em prol do "futebol coletivo" implantado pelo treinador.

Veja, abaixo, a impressão da mídia estrangeira sobre a seleção brasileira:

JORNALISTAS DO MUNDO COMENTAM A EXPECTATIVA PARA O BRASIL NA COPA



OPINIÃO


PONTO FORTE


PONTO FRACO


DUNGA


E O BRASIL?
Nikolaj Stobbe



SID
A defesa, em particular, Lúcio. Ele jogou muito este ano, na Inter, fez uma Liga dos Campeões brilhante. Acho que a defesa é a melhor parte do time. Os pontas e atacantes não são do mesmo nível de outros tempos. Luis Fabiano não é tão bom quanto Ronaldo. Kaká é de alto nível, mas não tem grandes jogadores ao lado e na frente dele. Quando atuou na Alemanha, jogou muito bem. No fundo, ele é um pouco alemão. É determinado e forte. Não é um típico técnico brasileiro, mas talvez seja o ideal para este time. O Brasil pode ganhar. Na Alemanha, acham que o Brasil e a Espanha podem vencer, mas acho que o Brasil é mais favorito.
Lei Wang



Titan Sports Daily
O trabalho de equipe, por ser um time sem craques. E o fato de ser um time de bons moços, como Kaká, que é um símbolo de um craque prático. A dependência de Kaká. Quando ele está bem, o time joga bem. E também a lateral esquerda. O Michel Bastos não me parece bem, talvez pelo fato de jogar no meio na França. Ele é duro, como Scolari era. É um técnico que não costuma admitir seus erros nunca e não muda de opinião. Creio que Brasil e Argentina farão a final. Não acredito nos europeus, que perderam jogadores importantes, lesionados.
Toni Zhong



Sohu.com
A defesa é muito boa, com Lúcio e Juan no meio, com Maicon ou Daniel Alves na lateral. Os atacantes. Só vejo Luís Fabiano em um bom momento. Não creio que Robinho e Nilmar possam servir o Brasil adequadamente. Ele é muito duro, duro como ferro. Descartou nomes que as pessoas queriam, como Ronaldinho, Ronaldo e Adriano. Vai até a final, especialmente pela liderança de Dunga.
Hernán Bahos Ruiz



EFE
O equilíbrio de Dunga, com grupo fechado, cada um morre pelo outro. Vejo o ambiente parecido com o de 2002. Esse foi um ensinamento de Scolari. Não vejo nenhum. Não dá para avaliar também nestes amistosos de preparação. Eu queria um Dunga no meu país. Por mais que ele não desperte paixão, tem resultados. Dizem que ele deixou de lado o jogo bonito, mas, no meu país, bom é quem ganha. Até o fim, com certeza. Vejo uma seleção focada em cada degrau, não pensando já nas oitavas, mas no próximo rival, sempre.
Damien Ferreiro



TFI
O sistema defensivo. Os zagueiros, os laterais e os meio-campistas que atuam mais recuados são muito bons e organizados. O ataque é um pouco débil. O Luís Fabiano, por exemplo, é um bom atacante, faz gols, mas não é um Ronaldo. Ele é muito eficaz. Em 2006, o Brasil se abriu demais e perdeu. Ele aprendeu com isso e está fechando mais o grupo. O Dunga passa imagem de seriedade para os jogadores. Até as semifinais chega com certeza, mas depois que ficam os quatro melhores, tudo pode acontecer.
Patrick Urbini



France Football
É muito forte na defesa, muito difícil de ser batida. E em dois ou três passes pode mudar um jogo do meio para a frente. É um time que segura a bola muito bem. Paradoxalmente, em relação aos outros favoritos, Espanha e Argentina, o Brasil é a seleção que tem menos opções no ataque, depende muito de Kaká e Robinho. Do ponto de vista francês, é uma estratégia para vencer, não para jogar bonito. Lembra muito o time de 1994. Embora nos EUA houvesse Bebeto e Romário, e agora não há. Acho que o Brasil pode ganhar. Assim como a Espanha. Se os dois terminarem em primeiro em seus grupos, têm boas chances de fazer a final.
Matt Hughes



The Times
A defesa, a marcação no meio-campo e a organização da equipe. Não tem muitas opções no banco de reservas, jogadores que podem entrar e mudar a característica de uma partida. Ele é muito bom para tirar o foco de cima dos jogadores. O comando me lembra muito o da Copa de 1994. Acho que o Brasil fará a final contra a Espanha.
Keith Duggan



The Irish Times
A tradição do Brasil é muito grande em Copas, a camisa pesa muito. E o Brasil sempre teve jogadores habilidosos que podem decidir uma partida em apenas um lance. É muito difícil achar um ponto fraco do Brasil, é um time muito forte, muito organizado. Talvez seja a falta de mais criatividade no meio-campo. O que ele faz é muito comum: alguns treinos fechados, o time protegido. Não concordo, acho ruim, mas é algo normal. Em campo, tem competência, e não à toa que o Brasil chega como favorito. Se eu tivesse que apostar meu dinheiro, apostaria que o Brasil será campeão. Espanha e Inglaterra também têm times fortes, mas aposto no Brasil.
Jimena Duarte Rosado



TV Azteca
A parte estrutural do Brasil é muito forte. Acho que a capacidade intelectual desse time é a grande virtude. Não vejo nada em particular, só o mesmo ponto fraco de outras equipes fortes: as circunstâncias do jogo. Acho que só as questões normais de uma partida podem surpreender o Brasil. Está fazendo uma grande mudança, e isso é bom. O Dunga mostra que não se deixa levar pela pressão e que sabe o que está fazendo. Talvez o título não aconteça e tenha críticas, mas mudanças são boas. Será finalista, mas não sei se terminará como campeão ou vice. O fato é que esse time vai longe.
Jan Palicka



Dnes
Me agrada muito a defesa do time e a mentalidade dos jogadores que não são os 'atores principais'. Eles sabem que não são as estrelas da companhia, mas não têm problema nenhum com isso. A pressão da mídia e de todo país sobre Dunga e a seleção. Todo mundo quer ganhar e tem uma receita para isso, mas Dunga está percorrendo o seu caminho sozinho, sem ouvir ninguém. Não é uma estratégia comum. É muito pessoal. Veremos se deu certo final da Copa. Acho um erro ele provocar a mídia e a opinião pública. Todos queriam Ronaldinho, e, acho, tinham razão. Acho que o Brasil pode ganhar. A Espanha também. Não é clichê, mas acho que o Brasil sempre pode ganhar.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host