08/06/2010 - 13h28

Na volta de Pepe após 6 meses de lesão, Portugal bate Moçambique: 3 a 0

Mauricio Stycer
Em Johanesburgo

Terceiro adversário do Brasil na Copa do Mundo, Portugal encerrou a sua preparação em um amistoso contra a sua ex-colônia Moçambique, seleção de pouca expressão no futebol africano. No dia em que a principal notícia foi o corte do atacante Nani, lesionado, a equipe europeia ganhou por 3 a 0, com gols de Danny e Hugo Almeida, que marcou duas vezes.

A expectativa maior para o duelo era pela volta do zagueiro luso-brasileiro Pepe. O beque alagoano esteve em campo durante cerca de 15 minutos, após seis meses afastado por conta de uma grave contusão no joelho. O astro Cristiano Ronaldo também ficou no banco de reservas e entrou aos 17min do segundo tempo.

Os gols saíram na etapa final. Aos 7min, Deco fez a assistência, Danny apareceu sozinho nas costas da defesa, driblou o goleiro e mandou para a rede. Aos 29, Danny invadiu a área e cruzou rasteiro para Hugo Almeida tocar para o gol. Aos 38min, Cristiano Ronaldo arriscou de longe, o goleiro Lamá soltou e Hugo Almeida aproveitou o rebote.

Assim, Portugal encerra a preparação para a Copa do Mundo com quatro amistosos na temporada. Ganhou de Camarões por 3 a 1, em 1º de junho, empatou com Cabo Verde por 0 a 0, em maio, e bateu a China por 2 a 0, em março, além do triunfo desta terça-feira.

O oportunismo de Hugo Almeida pode criar um problema ao luso-brasileiro Liedson, criticado pela imprensa local. O artilheiro do amistoso entrou justamente no lugar do ex-corintiano e flamenguista.

“Entrei em campo e fiz o meu trabalho. Desde o princípio, disse que sabia da confiança do Carlos Queiroz e acredito que agora também tenho a confiança de todos os portugueses. Foi muito bom marcar esses dois gols. Agora é repetir o feito na Copa do Mundo", celebrou Almeida.

No primeiro tempo, a partida foi movimentada, com mais posse de bola para os portugueses. Liedson quase abriu o placar de cabeça, mas Lamá espalmou para escanteio. Simão também fez o goleiro adversário trabalhar em um chute de fora da área.

Ao partir para o ataque, os europeus deixavam espaço aos africanos, principalmente pelo lado direito da defesa. E por lá nasceu a melhor chance de gol da etapa inicial. Aos 40min, após cruzamento na área, nas costas do lateral Miguel, a zaga portuguesa afastou mal e Souza bateu de primeira, da intermediária. A bola carimbou a trave do goleiro Eduardo.

No segundo tempo, os portugueses mantiveram o domínio da partida e marcaram os gols, graças às exibições inspiradas de Danny e Hugo Almeida.

O técnico Carlos Queiroz mandou a campo a seguinte formação: Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Pedro Mendes (Pepe), Deco (Tiago), Raul Meireles (Miguel Veloso) e Simão (Cristiano Ronaldo); Danny (Duda) e Liedson (Hugo Almeida).

Os lusos estão no grupo G do Mundial-2010 e estreiam dia 15, às 11h, diante de Costa do Marfim. A chave conta também com Brasil e Coreia do Norte.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host