08/06/2010 - 09h50

Nani é cortado em Portugal; Copa já tem 3 baixas oficiais

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • <strong>VIAGEM INÚTIL</strong> Nani foi com a seleção para a África do Sul, mas acabou cortado dois dias após o desembarque. Seu substituto está a caminho

    VIAGEM INÚTIL Nani foi com a seleção para a África do Sul, mas acabou cortado dois dias após o desembarque. Seu substituto está a caminho

O meia-atacante Nani foi cortado nesta terça-feira da Copa do Mundo. O jogador sofreu uma lesão na clavícula, chegou a viajar para a África do Sul, mas não se recuperou. O meia Rúben Amorim, do Benfica, já está convocado e segue ainda nesta terça-feira para o país do Mundial.

O jogador do Manchester United é o terceiro corte oficial do torneio, após a definição da lista de 23 nomes na última quinta-feira. O primeiro foi Rio Ferdinand, da Inglaterra, que sofreu uma lesão no joelho - foi substituído por Michael Dawson. O segundo foi Obi Mikel, da Nigéria, também por lesão no joelho - quem ficou com a vaga foi Brown Ideye.

Além da dupla, uma série de jogadores está sofrendo com lesões nos últimos dias. Na semana passada, o marfinense Didier Drogba fraturou o braço, passou por uma operação e corre contra o tempo para se recuperar a tempo de disputar o Mundial sul-africano. Na Holanda, o problema é Arjen Robben. Ele sofreu uma lesão muscular no fim de semana e vai adotar "tratamentos inovadores" para ir à Copa.

Antes da definição das listas, o número de  desfalques é ainda maior. A Alemanha, por exemplo, perdeu o meia Michael Ballack e o goleiro Rene Adler. Gana perdeu o volante Essien. A Inglaterra já tinha perdido David Beckham e Michael Owen.

Nani sofreu um tombo durante os treinamentos, antes da viagem de Portugal para a África do Sul. Ele não participou do último treino na Europa. No dia da lesão, Carlos Queiroz afirmou que a condição física não representava risco de corte. Após exames, porém, o departamento médico português vetou o atacante.

QUEM PERDEU A COPA DO MUNDO

Kirsty Wigglesworth/AP Ferdinand torceu o joelho em dividida com Heskey e foi cortado depois que a Inglaterra chegou à África do Sul. Dawnson ganhou a vaga.
Kirsty Wigglesworth/AP Mikel não se recuperou de uma antiga lesão no joelho e foi cortado da Nigéria. Ideye foi convocado.

Rumo à África do Sul, Amorim tem características bem diferentes do jogador do Manchester. Mais defensivo, joga no meio-campo e também na lateral-direita. Segundo o jornal português "A Bola", Amorim deve ser usado como opção no lado direito na defesa, liberando Paulo Ferreira para atuar na esquerda. Com isso, Queiroz ganha a opção de usar Fábio Coentrão, destaque do Benfica na temporada, na lateral ou como meia aberto pela esquerda.

Leia a nota sobre o corte da Federação Portuguesa:

“Na sequência do traumatismo, envolvendo a clavícula esquerda, sofrido pelo jogador Nani e após avaliação diária da evolução da lesão, com a realização de exames complementares, concluímos pela inaptidão competitiva do referido jogador. O dossiê médico será presente ao Departamento Médico do Manchester United FC.”

Em face do transcrito, a Federação Portuguesa de Futebol, tendo em consideração os regulamentos da FIFA em relação ao Campeonato do Mundo África do Sul 2010, vai solicitar a substituição do atleta Nani pelo atleta Rúben Amorim.

Nesta terça, Portugal enfrenta Moçambique no estádio Bidvest Wanderes, em Johanesburgo, às 11h30 (com Placar UOL Esporte, aqui). Os lusos estão no grupo G do Mundial-2010, que também conta com Brasil e Coreia do Norte.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host