27/05/2010 - 10h02

Dunga diz que só o título vale na Copa: "tudo que ganhamos ficou no passado"

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

É vencer ou vencer. Dunga não se ilude com os títulos que a seleção brasileira conquistou sob seu comando. Em sua primeira entrevista na África do Sul, o treinador admitiu que tudo o que aconteceu nos últimos três anos e oito meses dependerá de uma coisa: o título da Copa do Mundo.

“Tudo que já fizemos até agora vai ser medido por essa competição. Tudo que ganhamos faz parte do passado. Temos que conquistar o próximo título, que é a Copa. Estamos cientes que só o próximo objetivo é o que vale”, comentou ele no hotel da delegação na tarde desta quinta-feira, manhã no Brasil.

A seleção brasileira chega como uma das favoritas ao Mundial da África do Sul e credenciada pelos títulos da Copa das Confederações e da Copa América, além da primeira colocação nas eliminatórias. No entanto, o potencial vitorioso é acompanhado por pressão equivalente ou maior sobre o Brasil.

“A seleção tem que ganhar a Copa, não tem outra forma. É claro que em uma final de Copa tudo pode acontecer, mas isso só os otimistas acham”, argumentou Dunga.

SEM "NÍVEL MARADONA"

Quem estiver de folga, faz o que quiser. Nem todo mundo gosta de sexo, nem todo mundo gosta de vinho, de sorvete. Tem que respeitar

Dunga brinca quando questionado se seria tão "liberal" como Maradona na Argentina

Líder do último ranking da Fifa antes do Mundial, o Brasil é apontado em diferentes pesquisas como um dos favoritos. O cenário é reforçado pelos números. Em três anos e oito meses com o atual treinador, a seleção fez 53 jogos, somando 37 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. Anotou 110 gols e sofreu 36.

E embora seja criticado por um futebol pouco vistoso, o time nacional se diz preparado para suportar a pressão. “Quem quiser trabalhar aqui tem que ser o dia todo, mesmo quando ganha. Meus jogadores pensam assim também. Vamos manter a tranquilidade nos momentos mais difíceis”, disse Dunga.

A seleção brasileira chegou na manhã desta quinta-feira (madrugada no Brasil) a Johanesburgo, onde irá dar sequência a sua preparação e palco da estreia na Copa, contra a Coreia do Norte, no dia 15 de junho. Até lá, a equipe ainda realiza dois amistosos. Um deles está certo: o adversário será a Tanzânia, no dia 7, na casa do adversário.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host