21/05/2010 - 16h24

Seleção busca rivais inferiores para fechar amistosos fora da África do Sul

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba

A seleção brasileira pretende realizar dois amistosos antes da Copa do Mundo, ambos fora da África do Sul e contra adversários de “calibre” inferior. Os detalhes serão definidos nos próximos dias. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) analisa as últimas questões de logística para oficializar os acordos. Os principais empecilhos são hospedagem e vistos para seleção e equipes jornalísticas que a acompanham.

Um critério é certo: o Brasil não enfrentará times de nível parecido. Seleções de ponta estão descartadas. A CBF, por exemplo, recusou o convite da anfitriã África do Sul, comandada por Carlos Alberto Parreira.

O objetivo é evitar um confronto mais competitivo. A entidade usa como exemplo a França de 2002. Na oportunidade, Zinedine Zidane sofreu uma lesão muscular em amistoso diante da então anfitriã Coreia do Sul às vésperas do Mundial. O meia desfalcou os campeões mundiais de 1998 no início da competição.

A ideia de fazer os amistosos fora da África do Sul agrada Dunga. O treinador entende que mudanças de hotel e cidade diminuem o tédio e o desgaste psicológico dos jogadores. Nesta sexta-feira, grande parte do grupo se apresentou no CT do Caju, em Curitiba, para pelo menos 36 dias em regime de concentração.

Em 2006, dirigida por Parreira, a seleção brasileira fez dois amistosos antes da Copa na Alemanha. Goleou a seleção de Lucerna por 8 a 0 e bateu a Nova Zelândia por 4 a 0. Os duelos foram disputados na Suíça e em um intervalo de uma semana.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host