21/05/2010 - 15h43

Sem temores, comissão da seleção banca Luís Fabiano e Kaká no começo dos treinos

Alexandre SInato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba

Não existe temor a respeito das condições da dupla Kaká e Luís Fabiano, que terminou a temporada europeia sentindo os desgastes da exigência competitiva e a série de lesões. De acordo com os profissionais de medicina e preparação física, os dois titulares de Dunga deverão iniciar a programação de treinos para a Copa do Mundo junto com os demais integrantes do elenco.

A delegação da seleção brasileira se reuniu nesta sexta-feira no Centro de Treinamento do Atlético-PR, em Curitiba. No local, o grupo iniciou bateria de testes cujos resultados vão embasar a programação de preparação física para o Mundial da África do Sul.

Com problemas de diferentes naturezas, Kaká e Luís Fabiano já vinham se tratando com Luiz Rosan, fisioterapeuta da seleção. O meia do Real Madrid batalha contra um edema na coxa esquerda, enquanto que o atacante do Sevilla se recupera de dores na coxa esquerda.

“O Luís está muito bem, já vinha trabalhando com o Rosan, junto com o Kaká. A previsão é que os dois jogadores participem do começo da preparação física na próxima semana. Ainda aguardamos os resultados dos testes, mas, no geral, o prognóstico de todo o grupo parece bem favorável”, afirmou José Luiz Runco, responsável pela área médica da seleção.

Runco ainda rebateu o temor sobre resquícios de problemas no púbis com Kaká e tratou a possibilidade de corte como uma hipótese distante. "O Kaká não tem absolutamente nada em relação ao púbis, só um edema na musculatura da coxa esquerda”, disse o médico.

Outro nome da comissão técnica remanescente de outras Copas, o preparador físico Paulo Paixão falou sobre a projeção de ascensão do estado de Kaká durante a Copa. “Assim como todo o grupo, trabalhamos para ele atingir o ápice no terceiro jogo. A partir do quarto é mais um trabalho de polimento”, afirmou.

Em seguida, o preparador físico minimizou a baixa frequência de Kaká em campo pelo Real Madrid ao longo da última temporada europeia. “Talvez isso seja algo que conte a favor. Às vezes isso é benéfico para a gente, para o que esperamos para o produto final”, declarou em entrevista coletiva na concentração de Curitiba.

A seleção permanece em Curitiba até a próxima quarta-feira, quando embarca para Johanesburgo, na África do Sul, local de estreia na Copa. Antes disso, também na quarta, a delegação ainda passa rapidamente por Brasília para participar de encontro oficial com o presidente Lula.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host