05/05/2010 - 11h37

Cannavaro diz que deixará a seleção italiana após a Copa

Das agências internacionais
Em Roma (Itália)

Eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2006, o zagueiro Fabio Cannavaro, 36, anunciou nesta quarta-feira que pretende se aposentar da seleção italiana após a disputa da Copa do Mundo da África do Sul. No continente africano, a “Azzurra” irá defender o título que conquistou na Alemanha, em 2006.

O defensor da Juventus comentou que alguns torcedores falam muito sobre a sua idade e por isso chegou o momento de deixar a equipe nacional. “Já estou velho agora, imagina quando chegar em agosto [um mês após o fim da Copa-2010]”, brincou o capitão da seleção italiana nas últimas eliminatórias europeias à Copa – ele também ostentou a braçadeira no Mundial de 2006.

Convocado pela primeira vez para defender a seleção principal da Itália em janeiro de 1997, Cannavaro é o recordista em jogos pela “Azzurra”. Ele possui 132 confrontos pelo país em seu currículo. O jogador da Juventus superou a marca que era de Paolo Maldini (126 jogos). O ex-defensor do Milan deixou a equipe nacional em 2002.

Apesar das inúmeras críticas que vem recebendo pelo fraco desempenho na Juventus – a equipe de Turim ocupa apenas a sétima colocação do Campeonato Italiano -, o zagueiro costuma ser chamado constantemente para defender a seleção. Além disso, Cannavaro tem recebido muito apoio do técnico Marcello Lippi.

Em 2008, Cannavaro já havia anunciado que pensava em deixar a seleção italiana depois de disputar a Eurocopa, mas uma lesão nos ligamentos do tornozelo esquerdo o deixaram fora da competição e os seus planos foram adiados.

Apesar do tom de despedida, o zagueiro disse acreditar que a Itália tem chances de conquistar o seu quinto título mundial na África do Sul. “Esperamos levar a taça novamente para casa”, comentou o jogador, que está em Roma com a seleção para um período de preparação ao Mundial.

No grupo F da Copa-2010, a Itália estreia na competição contra o Paraguai, no dia 14 de junho, na Cidade do Cabo. Os atuais campeões do mundo ainda enfrentam a Nova Zelândia (20/06) e a Eslováquia (24/06) pela fase classificatória.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host