29/04/2010 - 17h35

Zimbábue muda preparação da Coreia do Norte por conflito no passado

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um imbróglio militar entre Zimbábue e Coreia do Norte na década de 1980 afetou a preparação dos asiáticos para a Copa de 2010. A seleção, que se prepararia na região oeste do país vizinho à África do Sul, será deslocada para a capital, Harare. O motivo da mudança é a onda de protestos locais, promovidos por pessoas ainda indignadas com a influência dos norte-coreanos em sua guerra civil.

“Nós nunca os perdoamos por aquilo. Estamos totalmente contrários à vinda deles para o Zimbábue. Não os queremos aqui. Vamos segui-los para mostrar o que sentimos”, disse Methuseli Moyo, porta-voz da União do Povo Africano do Zimbábue.

O governo local não confirma que a mudança da base da preparação tenha sido feita em decorrência dos protestos. Nos anos 1980, quando um grupo insurgente da região de Matabeleland iniciou a guerra civil, os norte-coreanos lhes ofereceram treinamento militar, ampliando os efeitos do conflito, que vitimou entre 8 mil e 20 mil civis.

Até hoje, a relação entre os dois países é diferenciada. Segundo a rádio Amsterdam, da África do Sul, uma das razões que fizeram a Coreia do Norte optar pelo Zimbábue como sede de sua preparação era a dificuldade de pedidos de asilo dos atletas, dada a relação diplomática entre as duas nações.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host