Ingressos são grande preocupação da organização
Na semana em que a imprensa sul-africana elevou o tom das críticas à organização da Copa do Mundo pelo encalhe de ingressos, os responsáveis rebateram com uma pesquisa. A consultoria Grant Thornton, em estudo assinado por Gillian Saunders, apontou que a economia local vai crescer até 0,5% por conta do evento, que injetaria US$ 1,77 bilhão (R$ 2,9 bilhões).
“Nós revisamos as contas após a crise econômica mundial e as fases de vendas de ingressos, e alguns dos números são encorajadores”, disse Gillian Saunders, na apresentação da pesquisa.
Na última segunda, o site sul-africano sport24.za publicou um texto crítico a respeito da venda de ingressos para a Copa do Mundo. No momento, cerca de 350 mil bilhetes seguem disponíveis, ameaçando a previsão de lucros da competição.
Udesh Pillay, professor do Instituto de Pesquisas Sociais de Pretoria, que escreveu o livro “Desenvolvimento e sonhos – o legado urbano da Copa do Mundo de 2010”, disse que a expectativa em relação ao turismo também estaria sendo superestimada.
Saunders vai pelo caminho contrário. A previsão geral de pessoas que vão à África do Sul já foi reduzida, e até o número de africanos também caiu, de 50 mil para 11 mil. Na visão do especialista da consultoria Grant Thornton, os visitantes de outros continentes gastam mais que os outros e permanecem mais tempo, um bom presságio para os sul-africanos.
“Nós sempre achamos que as pessoas viriam para as partidas na África do Sul, porque é um destino distante, mas parece que é mais do que isso”, disse Saunders, que disse que a média de permanência é de cerca de 18 dias, com idas a cinco jogos e um gasto de mais de US$ 4 mil (R$ 7 mil).
Em 2006, cada visitante assistiu, em média, a duas partidas, número inferior à previsão atual para a África do Sul.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito