14/04/2010 - 21h16

Obama promete ir à África do Sul caso os EUA cheguem à final, diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O presidente norte-americano Barack Obama teria prometido comparecer à Copa do Mundo, que acontecerá na África do Sul. A viagem, no entanto, estaria condicionada a uma possível ida da sua seleção à decisão.

Segundo o jornal Le Parisien, Maite Nkoana-Mashabane, ministro dos negócios estrangeiros da África do Sul, foi o responsável pela revelação. A promessa teria sido feita em Washington, onde governantes de países com armas nucleares reuniram-se. 

“Ele disse que analisará a possibilidade de ir se os Estados Unidos atingirem as quartas. Neste caso, ele poderia chegar a tempo da semifinal e da final”, disse o político, que teria sido informado por Hilary Clinton, secretária de Estado de Obama.

No ano passado, o presidente norte-americano manifestou apoio ao time após a campanha do vice-campeonato na Copa das Confederações. Em Copas do Mundo, porém, o retrospecto dos Estados Unidos não é tão bom.

O país teve seu melhor desempenho na história em 1930, no primeiro Mundial, quando acabou no terceiro posto, em um torneio esvaziado e com bem menos times. Depois disso, a melhor campanha foi a chegada às quartas de final em 2002, quando os Estados Unidos caíram diante da Alemanha, que seria segunda colocada.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host