14/04/2010 - 15h28

Fifa derruba veto e permite venda de ingressos em shoppings e mercados

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Danny Jordaan, do comitê da África do Sul, mostrou <br> ingresso em tamanho gigante, na sexta, em Soweto

    Danny Jordaan, do comitê da África do Sul, mostrou
    ingresso em tamanho gigante, na sexta, em Soweto

Os sul-africanos poderão comprar mais de 500 mil bilhetes de jogos da Copa do Mundo em dinheiro, depois da concordância da Fifa em derrubar o veto, nesta quarta-feira, que só permitia a venda pela internet ou por sorteio. Agora, só falta definir os pontos de venda dos ingressos, que devem ficar à disposição do público em shoppings nas cidades-sede e em supermercados populares. Apenas os ingressos da final, que será realizada no dia 1 de julho, em Johanesburgo, não estarão à venda.

Será a primeira vez que os ingressos poderão ser adquiridos em dinheiro, método preferido de compra dos sul-africanos. Anteriormente, a Fifa tinha determinado que as vendas só poderiam ser feitas pelo site da entidade ou por um complicado sistema de sorteio numa agência bancária do país. A medida gerou protestos entre os sul-africanos, que reclamavam que o processo de compra excluía pessoas que não tinham acesso à internet ou que não tivessem cartão de crédito.

Muitos interessados em assistir aos jogos do Mundial também se queixaram  da falta de condições financeiras para comprar os ingressos com antecedência. "Estamos fazendo um grande esforço para que os fãs possam comprar os ingressos", disse o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. "Nós estamos comprometidos em facilitar o acesso aos jogos da Copa do Mundo para todos os fãs. Queremos dar essa oportunidade para que os sul-africanos estejam nos estádios no primeiro mundial no continente africano".

O organizador do comitê sul-africano, Danny Jordaan, ficou satisfeito com a novidade. "Nós estamos muito empolgados com essas novas iniciativas, que tornam as chances de assistir aos jogos da Copa mais fáceis para todos", disse. "Nós sempre falamos que é importante tornar a Copa do Mundo acessível para as pessoas. Nós acreditamos que essa nova medida é coerente com as necessidades dos fãs".

Torcedores pagarão até 900 dólares para a final

Os preços dos ingressos para a Copa do Mundo estão acima dos valores cobrados para as partidas mais importantes na África do Sul. A Fifa criou uma categoria especial de valores para moradores da África do Sul, que pagam 20 dólares por ingresso de arquibancada. Mas o custo aumenta drasticamente para outros lugares do estádio e depois da primeira fase. Para se ter uma ideia, os ingressos para a decisão custam até 900 dólares.

A procura por ingressos na África do Sul começou lentamente. Mas a procura aumentou nos últimos meses. Entre fevereiro e o começo de abril, foram vendidos cerca de 85% dos 240 mil ingressos colocados à venda. Segundo informações da Fifa, cerca de 2,2 milhões de ingressos para a Copa já foram vendidos.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host