26/03/2010 - 12h17

Dificuldade financeira afeta preparação da Coreia do Norte para Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As dificuldades econômicas da Coreia do Norte estão interferindo diretamente na preparação de sua equipe para a Copa do Mundo. De acordo com o jornal francês Le Monde, um estágio preparatório na Suazilândia (país vizinho da África do Sul) já foi cancelado e um amistoso contra a Nigéria, marcado para o dia 14 de abril em Pyongyang, corre sério risco de não acontecer. Em ambos os casos, as autoridades norte-coreanas se negam a pagar despesas básicas.

O Ministério dos Esportes da Suazilândia já oficializou o cancelamento do estágio preparatório de oito dias que os norte-coreanos fariam em seu território, em visita que estava agendada para ocorrer entre fim de abril e começo de maio, com direito a um amistoso.

Isto porque os visitantes norte-coreanos teriam exigido de seus anfitriões a cobertura total dos custos de sua excursão (com direito à hospedagem no palácio real) e uma soma de aproximadamente R$ 500 mil .

E o governo suazi, que mantém relações diplomáticas com a Coreia do Norte desde 2007, já iria pagar as passagens aéreas de seus visitantes, como é o costume em amistosos internacionais.

Só que a Coreia do Norte nunca foi exemplo de obediência a padrões mundiais de relações internacionais, na política ou no esporte. De forma que o amistoso contra a Nigéria também está ameaçado porque ninguém consegue chegar a um acordo sobre quem deve pagar as despesas de transporte da delegação africana até o bem pouco acessível território norte-coreano.

No entanto, fontes ligadas à Federação Nigeriana e citadas pela imprensa local afirmam que a partida pode ser transferida para Londres, no dia 29 de maio, em substituição a um amistoso que os águias já tinham programado contra a Ucrânia.

A Coreia do Norte fará seu último amistoso antes da Copa contra a Grécia, no dia 25 de maio.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host