15/03/2010 - 15h48

Médico diz que cirurgia "foi bem-sucedida", mas Beckham está fora da Copa

Das agências internacionais*
Em Turku (Finlândia)

A cirurgia realizada por David Beckham nesta segunda-feira foi bem-sucedida. O meia do Milan e da seleção inglesa foi operado em um hospital de Turku (Finlândia) após romper o tendão de Aquiles da perna esquerda. A expectativa é que o jogador volte aos gramados no mês de setembro.

Sakari Orava, médico responsável pela cirurgia, confirmou que "tudo correu bem" na cirurgia. De acordo com o cirurgião, o tendão "estava completamente rompido." No entanto, Beckham não teria condições de se recuperar a tempo para disputar a Copa-2010, segundo a equipe médica.

"Ele está bem e a cirurgia durou pouco menos de uma hora. Foi tudo bem. Ele terá que ser muito cuidadoso nas próximas duas, três semanas. Então, Beckham continuará lentamente seu programa de recuperação", afirmou o médico. A expectativa é de que o meia fique em torno de seis meses afastado dos gramados.

Segundo o Milan, o médico dará nesta terça-feira maiores detalhes sobre as etapas de recuperação do jogador. "Por dois ou três meses, Beckham não deve fazer muito esforço com o pé. Em quatro meses, ele deve voltar a correr", disse o cirurgião.

O jogador, de 34 anos, desembarcou nesta tarde na Finlândia. Esperado por centenas de fãs, que se aglomeraram na entrada do hospital Mehilainen, o jogador passou pela multidão e não conversou com jornalistas.

Ainda nesta segunda, Beckham divulgou uma nota oficial na qual afirma desejar uma recuperação “rápida e completa”. O meia do Milan se lesionou durante a partida deste domingo contra o Chievo pelo Campeonato Italiano. Nos minutos finais do jogo, o jogador se machucou sozinho.

Apesar das previsões negativas quanto à presença do meia na Copa do Mundo-2010, Orava se dizia otimista antes da operação. Segundo o cirurgião, o jogador “teria pequenas chances” de ir ao Mundial na África do Sul o que não se concretizou.

Com seu retorno projetado para setembro, Beckham voltaria aos campos já pelo Los Angeles Galaxy, equipe com quem tem contrato e que lhe emprestou ao Milan. O jogador teria condições de atuar nas últimas seis partidas da primeira fase da Major League Soccer (MLS), torneio nacional de futebol dos Estados Unidos.

"Lesões são uma parte lamentável do nosso esporte, e são ainda mais desagradáveis quando atingem um jogador que estava tão perto de uma Copa do Mundo. Daremos todo nosso apoio a David para que ele esteja bem novamente antes de voltar aos gramados. Ele segue como um jogador importante para a equipe, e estamos ansiosos para seu retorno ao clube", disse o técnico do LA Galaxy, Bruce Arena.
 

*Atualizada às 22h10

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host