Destaques da Copa de 2006

Veja curiosidades de todas as copas

Artilharia pesada: Com três gols em 2006, Ronaldo se transformou no maior artilheiro das Copas

Artilharia pesada

Com três gols em 2006, Ronaldo se transformou no maior artilheiro das Copas

Novato: Com 18 anos e 357 dias, Messi é o 5º jogador mais jovem a fazer gol em Copas

Novato

Com 18 anos e 357 dias, Messi é o 5º jogador mais jovem a fazer gol em Copas

Confusão: Atletas da Argentina quase brigaram com técnico alemão após decisão por pênaltis

Confusão

Atletas da Argentina quase brigaram com técnico alemão após decisão por pênaltis

11 consecutivas: Em 2006, Scolari conquistou o maior número de vitórias seguidas em Copas

11 consecutivas

Em 2006, Scolari conquistou o maior número de vitórias seguidas em Copas

  • Sem graça

    A Copa de 2006 superou o número de placares 0 a 0 da última edição, em 2002. Sete partidas terminaram sem bolas na rede, foram elas: Suécia x Trinidad e Tobago, França x Suíça, México x Angola, Japão x Croácia, Argentina x Holanda, Suíça x Ucrânia e Inglaterra x Portugal.

  • Recorde dentro de campo

    A seleção brasileira atingiu o recorde de maior número de vitórias consecutivas em Copas do Mundo. Ao vencer Gana por 3 a 0, os brasileiros somaram onze triunfos (com as sete vitórias do Mundial de 2002 levadas em conta), ampliando um recorde que já era seu.

  • Surpresa na final

    Zinedine Zidane ganhou a Bola de Ouro, prêmio dado pela imprensa credenciada ao melhor jogador da Copa e que tem como critérios não só a habilidade, mas também o pequeno número de faltas até então. Entretanto, o francês acertou uma cabeçada com força no peito do zagueiro italiano Marco Materazzi e deu adeus à decisão do título de forma lamentável e surpreendente. Sem o seu principal astro em campo, a França perdeu o título nos pênaltis.

  • Sem pátria

    No dia 3 de junho, aproximadamente uma semana antes do início do torneio, o parlamento servo-montenegrino proclamou oficialmente, após um referendo realizado em 21 de maio, a divisão do país em dois: Sérvia e Montenegro. A decisão pode ter afetado os jogadores que foram à Alemanha defender uma pátria que, oficialmente, já não existia mais. Sérvia e Montenegro não conseguiu nenhum ponto e terminou o Mundial na última colocação.

  • Lambança

    Na partida entre Croácia e Austrália, pela primeira fase, por um erro do juiz inglês Graham Poll, o zagueiro croata Josip Simunic só foi expulso após levar o terceiro cartão amarelo. O juiz assumiu o erro e disse que tudo aconteceu por uma "falta de atenção". A Fifa não aceitou a desculpa dada após a lambança, e Graham Poll não atuou mais na Copa do Mundo.

  • Para o chuveiro

    O Mundial de 2006 superou o recorde de cartões vermelhos de todas as outras Copas. Foram 28 expulsões, superando a marca de 22 na Copa de 1998. O confronto entre Portugal e Holanda foi decisivo para esse recorde. Foi a partida com mais cartões na história da Copas do Mundo: 16 amarelos (nove para Portugal e sete para a Holanda) e quatro vermelhos (dois para cada lado).

  • Aluno exemplar

    Lúcio bateu o recorde de maior tempo em que um defensor ficou sem fazer faltas em uma Copa. O brasileiro ficou 386 minutos sem cometer infrações na Copa. O recorde pertencia ao zagueiro Gamarra, que em 1998 havia ficado 383 minutos sem cometer uma única infração pelo Paraguai.

  • Sem as madeixas

    Mauro Camoranesi abriu mão de sua cabeleira ao se tornar campeão mundial com a seleção da Itália. O meia não conteve a alegria com o título e decidiu mudar o visual ainda no gramado do Estádio Olímpico de Berlim, antes mesmo de receber a medalha e o troféu da Copa do Mundo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host