Seleção italiana supera 'maldições' para conquistar o tetracampeonato mundial

Itália - Brasão

Itália Seleção italiana supera 'maldições' para conquistar o tetracampeonato mundial

Doze anos depois de perder o tri para o Brasil, a Itália foi tri em 1982. Doze anos depois de perder o tetra também para o Brasil nos pênaltis, a Itália sagrou-se quatro vezes campeã mundial ao conquistar a Copa de 2006. Num jogo disputadíssimo e tenso, a Azurra venceu a França por 5 a 3 nos pênaltis, depois de 1 a 1 no tempo normal e nenhum gol na prorrogação.

Os italianos conseguiram provocar um fim de carreira melancólico para Zidedine Zidane, expulso na prorrogação por agredir o zagueiro Marco Materazzi com uma cabeçada no peito. De herói francês, o meia virou vilão em sua despedida do futebol aos 34 anos. Deixou o gramado debaixo de uma vaia estrondosa.

A Itália isolou-se como segunda maior vencedora da história com quatro conquistas (1934, 1938, 1982 e 2006), atrás apenas dos cinco títulos brasileiros. A partida entre Itália e França foi a primeira final a ir para a prorrogação desde 1994, que também contou com a Azurra (empatou em 0 a 0 com o Brasil em 120 minutos e perdeu nos pênaltis). No total, os italianos disputaram seis finais de Copa – em três delas houve tempo extra. E participou das duas únicas finais com decisão nas penalidades.

Foi também a primeira vitória da Itália em uma decisão por pênaltis de Copa do Mundo. A seleção havia perdido para a Argentina na semifinal de 1990, para o Brasil na final de 1994 e para a mesma França nas quartas de final de 1998.

Como em seu triunfo anterior há 24 anos, a Itália sagrou-se campeã mundial na sequência de um escândalo em seu futebol. Em 1982, a seleção ainda se via influenciada pelo caso do ‘Totonero’, que estourou em 1980. Jogadores e dirigentes estavam envolvidos em esquemas de resultados arranjados para partidas da loteria. O Milan foi rebaixado para a Série B. E o atacante Paolo Rossi foi acusado e cumpriu dois anos de suspensão, voltando a jogar pouco antes do Mundial, no qual foi herói, artilheiro e campeão, limpando seu nome.

Em 2006, nenhum jogador estava diretamente envolvido em novo escândalo (embora o goleiro Gianluigi Buffon tenha sido apontado pelas investigações como um dos suspeitos). O caso, revelado semanas antes do Mundial, envolvia um gigantesco esquema para manipulação e corrupção de árbitros no futebol italiano. A Juventus, equipe de Buffon e centro do escândalo, acabou rebaixada para a segunda divisão e teve cassados dois títulos do futebol italiano – das temporadas 2004/2005 e 2005/2006 – pelo Tribunal Disciplinar da Federação Italiana de Futebol.

Dentro de campo, a Itália levou alguns sustos. Na primeira fase, empatou com os Estados Unidos e venceu Gana e República Tcheca sem convencer. Nas oitavas de final, sofreu para eliminar a Austrália com um polêmico gol de pênalti nos acréscimos.

A partir daí, a seleção italiana deslanchou. A Azzurra passou fácil pela Ucrânia, com um 3 a 0. Na semifinal, venceu com mérito a Alemanha, dona da casa, por 2 a 0, com os dois gols marcados na prorrogação. E, na grande decisão, superou a França e o medo dos pênaltis para entrar para a história como tetracampeã mundial.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
7
Gols marcados
12
Gols sofridos
2
Cartões amarelos
11
Cartões vermelhos
2
Faltas cometidas por Materazzi
4
  • "Zidane estava muito arrogante e o insultei. Eu agarrei o uniforme dele durante alguns segundos apenas, ele virou para mim e me ironizou" Marco Materazzi, zagueiro da Itália

Data Fase Jogos
12/06/2006 1ª fase Itália Itália - Bandeira 2 x 0 Gana - Bandeira Gana
17/06/2006 1ª fase Itália Itália - Bandeira 1 x 1 Estados Unidos - Bandeira Estados Unidos
22/06/2006 1ª fase Rep. Tcheca Rep. Tcheca - Bandeira 0 x 2 Itália - Bandeira Itália
26/06/2006 Oitavas Itália Itália - Bandeira 1 x 0 Austrália - Bandeira Austrália
30/06/2006 Quartas Itália Itália - Bandeira 3 x 0 Ucrânia - Bandeira Ucrânia
04/07/2006 Semifinal Alemanha Alemanha - Bandeira 0 x 2 Itália - Bandeira Itália
09/07/2006 Final Itália Itália - Bandeira 1 (5) x 1 (3) França - Bandeira França

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host