Rio recebeu quase metade dos estrangeiros que vieram para Copa

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Maurício Stycer/UOL

    Estrangeiros, principalmente argentinos, acamparam no Terreirão do Samba durante a Copa

    Estrangeiros, principalmente argentinos, acamparam no Terreirão do Samba durante a Copa

O Rio de Janeiro abrigou a cúpula da Fifa durante a Copa do Mundo de 2014 e também recebeu a final do torneio. Por causa disso, foi considerado por governos e a própria Fifa como o "coração do Mundial". Isso levou a capital fluminense a receber quase a metade de todos os turistas estrangeiros que vieram ao Brasil devido ao megaevento esportivo.

De acordo com a Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), 471 mil turistas estrangeiros passaram pela cidade durante a Copa. Segundo o governo federal, o Mundial de 2014 atraiu cerca de 1 milhão de viajantes do exterior para todo o Brasil.

O número da Riotur foi divulgado nesta terça-feira (15). Já o balanço do movimento turístico da Copa no Brasil foi divulgado pelo governo federal na segunda (14).

A Riotur informou que, dos 471 mil estrangeiros que vieram ao Rio, a maioria era de argentinos: 77 mil. A cidade também recebeu 45 mil chilenos, 31 mil colombianos, 24 mil equatorianos e também 24 mil turistas dos EUA.

Também visitaram o Rio 415 mil turistas nacionais. No total, portanto, 886 mil turistas vieram à cidade por causa da Copa.

Segundo a Riotur, o turismo na Copa movimentou R$ 4,4 bilhões na cidade. Inicialmente, a própria Empresa Municipal de Turismo estimativa que a Copa geraria R$ 1 bilhão em receita.

Os dados divulgados pela Riotur foram apurados em pesquisa feita pelo Observatório de Turismo da UFF/ESPM. A pesquisa apurou que 58% dos entrevistados têm a intenção ao Rio para acompanhar a Olimpíada de 2016.  

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos